.
William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega (Imagens: Internet)
Dois acontecimentos levaram a Unesco a declarar o 23 de abril o Dia Mundial do Livro. Nessa data, nasceu o escritor e dramaturgo William Shakespeare, em 1564. Ele morreu nesse mesmo dia, em 1616, assim como Miguel de Cervantes, quem inaugurou o romance moderno. São dois grandes nomes que representam as letras e o gênio criativo humano.
O dia 23 de abril também é data da morte do escritor mestiço Inca Garcilaso de la Vega, que viveu no Peru entre os séculos XVI e XVII. A data coincide ainda com o nascimento ou morte de outros autores famosos, como Maurice Druon, Haldor K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
No Dia Mundial do Livro também é celebrado o dia dos Direitos de Autor. A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a data do “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem não só os prazeres da leitura como também a reconhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos. (Fonte: fazhistória)
Participe das lutas pelo direito à leitura. Entre elas, abrace as palavras e assine o manifesto e “Defenda o Livro, diga não à tributação”. CLIQUE, AQUI.
Mais celebração
Uma tradição catalã ligada ao Dia de São Jorge já existia no dia 23 de abril. Nesta data, o costume catalão é presentear e/ou trocar flores e livros no dia do santo padroeiro da Catalunha. Costume esse que se tornou comum também em outros países. A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.