O livro de hóspedes com o registro de próprio punho de Santos Dummont. À direita, o salão de café do Hotel Brazil que em 1916 recebeu o inventor brasileiro. (Fotos: reprodução de arquivos de família).
.
Na tarde de 24 de abril de 1916, uma visita começou a dar uma guinada nos rumos da conservação da área natural que abriga o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e do desenvolvimento do turismo na região das Três Fronteiras. Há 105 anos, Santos Dumont contemplava as Cataratas do Iguaçu, no lado brasileiro. A cena que viu também o mudou.
O inventor brasileiro e Pai da Aviação relatou a seu anfitrião em Foz do Iguaçu, o proprietário de hotel, Frederico Engel, que as belezas naturais não poderiam ser propriedade particular. Naquele momento, as Cataratas do Iguaçu estavam dentro de uma área privada de aproximadamente mil hectares.
. Conforme relatos históricos, Santos Dumont prometeu interceder para ampliar o acesso público às belezas naturais na fronteira do Brasil com a Argentina e protegê-las. O aviador tinha viagem prevista para o Rio de Janeiro, de acordo com a ficha de hóspedes do Hotel Brasil, sua primeira acomodação no município, mas decidiu seguir para Curitiba.
Montado em cavalo, percorreu por seis dias o trajeto entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, até chegar finalmente ao seu destino de trem. Em Curitiba, teve audiência com o Presidente do Estado, Affonso Camargo, em maio, a quem apresentou o pedido de criação de um parque para a conservação da área que abriga as Cataratas do Iguaçu.
Dois meses depois, em julho, a área foi desapropriada por meio de um decreto estadual, que a tornou de utilidade pública, com previsão de criação de um parque. Foi somente em 1939, contudo, que o presidente Getúlio Vargas instituiu o Parque Nacional do Iguaçu, com o Decreto Federal nº 1.035, de 10 de janeiro.
De lá para cá a história é bem mais conhecida. O “Parque”, como é carinhosamente chamado pelos moradores dos municípios lindeiros, é fator de proteção dos remanescentes da Mata Atlântica na América do Sul e moradia de inúmeras espécies da fauna e da flora, que compõe a rica diversidade biológica do país.
Em 1986, a Unesco, órgão da Organização das Nações Unidades (ONU), reconheceu o Parque Nacional do Iguaçu como Patrimônio Mundial Natural. Há nove anos, em 2021, as Cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, concorrendo em uma seleção internacional. A exuberância das quedas de água atrai visitantes de todas as partes do mundo.
Em 2012, a presidência da República sancionou a Lei nº 12.625, estabelecendo a data de 8 de maio como o Dia Nacional do Turismo. A efeméride remete a maio de 1916, quando Santos Dumont foi recebido em audiência pelo Presidente do Estado do Paraná para tratar da criação de um parque junto às Cataratas do Iguaçu. .
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.