Ouça composições do sambista carioca, um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Se fosse vivo, Cartola faria 115 anos nesta quarta-feira (11). O sambista e violonista carioca nasceu em 1908, no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. O Doodle de hoje, plataforma do Google com curiosidades e infográficos diários, homenageia […]
Sambista e compositor Cartola faz 115 anos e é homenageado pelo Google – Foto: Reprodução/Doodle
Segundo o Ecad, “As Rosas Não Falam” é uma das músicas brasileiras mais regravadas de todos os tempos, ocupando a 9ª posição no ranking.
A canção teria sido composta para Creusa, filha adotiva de Cartola e afilhada de sua primeira esposa, Deolinda.
“Alvorada” é uma composição de Cartola, Hermínio Bello de Carvalho e Carlos Cachaça, que também é um dos fundadores da Mangueira.
“O Sol Nascerá (A Sorrir)” foi composta após um amigo desafiar Cartola e Elton Medeiros a improvisar uma canção inédita. Em poucos minutos um dos maiores sucessos do sambista foi criado.
Composição de Cartola, “Tenho Um Novo Amor” ficou conhecida na voz de Carmen Miranda.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.