.
Turbilhão das Cataratas do Iguaçu às 10h desta quarta-feira (12). – Imagem: Edison Emerson/Cataratas SA
As fortes chuvas dos últimos dias na bacia do Rio Iguaçu, nas regiões Sudoeste e Oeste do Paraná, ampliaram a vazão das Cataratas do Iguaçu em oito vezes na comparação com o volume normal de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s). Às 10h da manhã desta quarta-feira (12), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, o fluxo medido nas quedas d’água já era superior a 12.100m³/s, com tendência de aumento para as próximas horas.
Como resultado, a direção do Parque Nacional do Iguaçu decidiu pela interdição da passarela de acesso ao mirante da Garganta do Diabo, localizada no trecho final da Trilha das Cataratas (Nota da redação: os demais mirantes permanecem abertos, sem previsão de interdição). O passeio de barco do Macuco Safari, que leva os visitantes até o cânion do Rio Iguaçu, também foi suspenso.
Passarela da Garganta do Diabo na terça-feira (11), com metade da vazão atual. Imagens: Edison Emerson/Cataratas SA
Passarela da Garganta do Diabo na manhã desta quarta-feira (12), já interditada ao público. Imagem: Edison Emerson/Cataratas SA
. . Vídeo, nesta quarta, 12, mostrando o lado brasileiro
Vídeo mostrando a vazão desta quarta-feira (12) no lado argentino.
. Para quem quer conferir de perto o espetáculo das águas, o funcionamento do parque é das 9h às 16h. A compra de ingressos é feita exclusivamente pelo site www.cataratasdoiguacu.com.br, com agendamento de dia e horário (há vagas disponíveis para hoje e para os próximos dias). Moradores de Foz do Iguaçu e municípios vizinhos à unidade têm direito aos descontos do Passe Comunidade.
Vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, medida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel)
Panorama do cânion do Rio Iguaçu às 10h desta quarta-feira (12). Imagem: Edison Emerson/Cataratas SA
. Por assessoria
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.