.
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.
O objetivo desta data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. A divulgação da celebração pretende aumentar a conscientização mundial sobre a necessidade de dispor de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões; destacar a contribuição essencial que os doadores de sangue voluntários e não remunerados fazem aos sistemas nacionais de saúde e; apoiar os serviços nacionais de transfusão de sangue, organizações de doadores de sangue e outras organizações não governamentais no fortalecimento e expansão de seus programas de doação voluntária de sangue por meio do reforço de campanhas nacionais e locais.
Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, este dia oferece uma oportunidade para chamar governos e autoridades nacionais de saúde a fornecer recursos suficientes para aumentar a coleta de sangue doado por voluntários não remunerados e gerenciar o acesso a sangue e transfusões para quem precisa.
A fim de garantir o acesso ao sangue seguro para todos que necessitam de uma transfusão, todos os países precisam de doadores de sangue voluntários não remunerados que doam regularmente. Um programa de doação de sangue eficaz, caracterizado por ampla e ativa participação da população, é fundamental para atender a necessidade de transfusões de sangue em tempos de paz, bem como em situações de emergência ou desastres que causem aumento súbito na demanda de sangue, ou quando o funcionamento normal dos serviços de hematologia é afetado. Um ambiente social e cultural propício e solidário facilita o desenvolvimento de um programa de doação de sangue eficaz e, além disso, é amplamente reconhecido que a doação de sangue contribui para os laços sociais e uma comunidade unida.
No Brasil, segundo a campanha #PartiuDoarSangue, apenas 1,8% da população se dispõe a doar sangue, enquanto o ideal seria 5%.
Esse cenário vem mudando com as sucessivas campanhas de esclarecimento junto à população para que aumente no número de doadores de sangue em todo país.
Doadores de sangue de Foz do Iguaçu e região agora contam com mais uma comodidade na hora de agendar a doação. O Hemonúcleo de Foz acaba de ser habilitado na plataforma Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), do Governo do Estado, que permite a marcação de uma maneira rápida e fácil pela internet. O link para acesso é: www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. O banco de sangue da cidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados das 7h30 ao meio dia.
O agendamento é uma comodidade que o Hemonúcleo já oferece há um tempo aos doadores. Agora, ele pode ser feito pelo site, telefone ((45) 3576-8020) ou e-mail (doesangue@hmcc.com.br). O banco de sangue de Foz está localizado na Avenida Gramado, 364 – Itaipu “A”. Leia mais sobre doação de sangue em Foz, aqui:
Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A estas observações gerais podem ser adicionadas variações específicas, a partir de
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.