Imagem – A história e suas percepções de tempo. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1418873>
19 de agosto é o dia do historiador. A data homenageia os profissionais que atuam no ensino e pesquisa na área da história, seja em universidades, ensino básico, instituições culturais ou projetos independentes. A regulamentação da profissão ocorreu em 2020, depois de aprovação de um projeto do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. O Congresso Nacional teve que derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro. Paulo Paim afirma que o ofício do historiador, ao investigar o passado, ajuda a entender o momento presente.
A argumentação de Paim – “Os historiadores trabalham com a vida. Isso é extremamente importante para a democracia e para a liberdade. Cícero já dizia: “O primeiro dever do historiador é não trair a verdade, não calar a verdade, não ser suspeito de parcialidades ou rancores”. A história e os historiadores têm fundamental importância para a compreensão da realidade do país, porque eles olham o passado, o presente e o futuro”.
Podem atuar como historiadores cidadãos com diploma de graduação, mestrado ou doutorado na área de história ou profissionais que já atuavam como historiadores por pelo menos 5 anos antes de 17 de agosto de 2020, data de promulgação da lei que regulamentou a profissão.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.