A Pinacoteca do Estado de São Paulo nos apresenta o evento “1922: Modernismos em Debate”, um ciclo de debates que acontece entre os meses de Março e Dezembro de 2021, de modo totalmente online. Os encontros que acontecem uma vez por mês, contam ao todo com 41 participantes convidados.
A ação acontece em parceria com diferentes Museus e centros culturais, como por exemplo o Instituto Moreira Salles (IMS), O Museu de Arte Contemporânea (MAC – USP) e pela própria Pinacoteca de São Paulo, propondo uma revisão crítica da Semana de 22, , contextualizando-a historicamente e examinando outras manifestações similares em diversas partes do país.
O evento que é produzido de forma online e gratuita, pode ser acompanhado através do canais das três instituições, tanto pelo Facebook, quanto pelo YouTube. Um dos pontos de reflexão será o interesse dos modernistas pela cultura popular e os discursos nacionalistas que emergiram no período e tiveram desdobramentos políticos e ideológicos de espectro variado. Além disso, questões mais técnicas também serão trabalhadas como a ausência da fotografia e do cinema na mostra que marcou a história do país.
Para os debates, foram convidados pesquisadores de diferentes e estados e linhas pesquisa, a fim de abarcar diferentes pontos de vistas, ampliando o conceito de modernismo, e buscando discutir especificidades dos diversos movimentos que despontaram no Brasil, entre os anos de 1920 e 1940. A discussão que a principio possui um viés acadêmico, também convida artistas contemporâneos para discutir o t teor ideológico presente na representação de corpos negros e indígenas nas obras do período.
A Pinacoteca, quando próximo do encontro, disponibiliza a programação completa, incluindo as mesas temáticas, horários, e os pesquisadores convidados a participar. No entanto, deixamos um resumo da programação dos próximos encontros, e os links para participação, lembrando que não é necessária nenhum tipo de inscrição.
Programação:
31 de maio, segunda-feira: Culturas urbanas
28 de junho, segunda-feira: O popular como questão
26 de julho, segunda-feira: Outras centralidades
30 de agosto, segunda-feira: Artes indígenas: apropriação e apagamento
27 de setembro, segunda-feira: Fotografia e cinema
25 de outubro, segunda-feira: Artes do cotidiano
29 de novembro, segunda-feira: Políticas do Modernismo
13 de dezembro, segunda-feira: Futuro e passado: legados para o patrimônio
Links de participação do ciclo de debates 1922: Modernismos em debate:
Youtube: youtube.com/pinacotecadesãopaulo
Facebook: facebook.com/PinacotecaSP
Por clickmuseus
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.