.
Jornada será entre 22 e 26 de junho, no Campus Rebouças da UFPR, ao lado do shopping Estação – Foto: Arquivo MST
Feira de alimentos agroecológicos e orgânicos, apresentações culturais, shows de artistas locais e nacionais, oficinas, seminários, espaço de saúde e culinária. Tudo isso e muito mais estará reunido em Curitiba durante a 19ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos brasileiros dedicados ao tema.
A Jornada será entre 22 e 26 de junho, no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), bairro Rebouças – ao lado do shopping Estação. É a terceira vez que o evento acontece na capital do estado.
. A Jornada é promovida a muitas mãos desde 2002, por organizações e movimentos populares do campo e da cidade. Ao todo, são 68 organizações que constroem a Jornada de forma coletiva e em rede, com o lema comum: “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos! Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar! Construindo o Projeto Popular para a Agricultura.”
Esta edição da Jornada ocorre em um cenário de desmonte de políticas ambientais, aumento da violência no campo, do desmatamento, da fome e do uso de agrotóxicos. Desde o início do governo Bolsonaro, quase 1.750 novos agrotóxicos foram liberados. Destes, 30% são proibidos na União Europeia. Também tramitam no Congresso Projetos de Lei que buscam fragilizar ainda mais a proteção do meio ambiente. Um deles é o “Pacote do Veneno”, em discussão no Senado, que busca flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil.
Feira de alimentos orgânicos e agroecológicos vai reunir cerca de 60 feirantes, de todas as regiões de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais / Foto: Giorgia Prates
Otto e A Banda Mais Bonita da Cidade são presenças confirmadas
A diversidade da cultura popular brasileira e paranaense estarão no palco e em diversos espaços da 19ª Jornada. São mais de 20 atrações culturais gratuitas, com música, teatro, dança, passando pela moda de viola, rap e pelo fandango caiçara.
Entre as atrações que prometem esquentar os dias frios do inverno curitibano está o show do cantor e compositor Otto, A Banda Mais Bonita da Cidade e o grupo Mandicuera, de Fandango Caiçara, direto do litoral paranaense.
Além de Otto e A Banda Mais Bonita da Cidade, cerca de 20 atrações culturais estão confirmadas / Foto: Divulgação
Alimentos saudáveis e fresquinhos, direto das mãos de quem produz. Essa é a marca da grande Feira da Jornada de Agroecologia. A estimativa é reunir cerca de 60 feirantes, vindos de todas as regiões de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
A diversidade da feira inclui alimentos in natura, entre grãos, hortaliças, frutas; derivados de leite, da cana de açúcar, mel, suco; artesanatos; panificados e uma centena de produtos variados. O colorido e a qualidade da produção virão de assentamentos e acampamentos da reforma agrária, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da economia solidária.
No espaço Culinária da Terra, pratos típicos do sul do país para todos os gostos estarão à venda a preços populares. Entre as receitas garantidas estão vaca atolada, frango com polenta e palmito, porco no tacho, pirão de galinha caipira, e pratos de festa junina.
Também haverá doação de alimentos na manhã de sábado (25) para comunidades em situação de vulnerabilidade de Curitiba. .
Alimentos são produtos da reforma agrária, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da economia solidária / Foto: Wellington Lenon
. Cerca de 20 oficinas práticas e 10 seminários temáticos estão previstos para ocorrer ao longo de todos os dias da programação. Entre os conferencistas estão o filósofo Leonardo Boff, Pastor Henrique Vieira e Adriana Oliveira, do MST e do coletivo Marmitas da Terra. O reitor da UFPR, professor Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, também participará de uma das conferências.
A programação de oficinas inclui “Preparação de Caldas Agroecológicas”, “Abelhas Nativas – Confecção de iscas e extrato de própolis”, “Uso Sustentável do Bambu”, entre muitas outras.
Também haverá Espaço da Saúde Popular, com atendimentos terapêuticos e oficinas; feira de Sementes Crioulas com comercializadas, trocadas e partilhadas; exposição “Charges pela Agroecologia”, com imagens de 34 chargistas, caricaturistas e ilustradores de 13 estados brasileiros e de cinco outros países – Polônia, Espanha, México, Palestina e Bélgica; Exposição “Agroecologia e Solidariedade”, com imagens de partilhas de milhares de quilos de alimentos desde o início da pandemia da covid-19.
Uma campanha de financiamento coletivo busca apoio para garantir transporte, parte da infraestrutura e materiais desta edição da Jornada de Agroecologia. As doações serão retribuídas com recompensas como cartão postal personalizado, canecas, bonés, aventais e a famosa cachaça Camponesa.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.