.
Curso “O cômico como linguagem de criação de números a partir das máscaras do palhaço e do bufão”, ministrado por Bete Dorgam e Dagoberto Feliz em 2019 – Foto: Bruno Galvincio/Adaap
Nesta segunda-feira, 27, é celebrado o Dia Mundial do Teatro e também o Dia Nacional do Circo!
. Criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, essa data tão importante é reservada não apenas para a celebração da arte teatral, mas também para a conscientização da importância das artes cênicas para toda a sociedade.
. O teatro nasceu há mais de 2.500 anos, na Grécia, e os primeiros gêneros de teatro foram a tragédia e a comédia. A civilização grega antiga produziu inúmeras obras que têm valor permanente e são representadas até hoje nos palcos no mundo todo. Eurípedes, Sófocles e Ésquilo são considerados os maiores autores da tragédia grega. A famosa peça Édipo Rei, de Sófocles, é um belo exemplo de tragédia, em que um personagem luta contra seu próprio destino.
. No Brasil, o teatro se fortaleceu no século XIX, com muitas influências do romantismo, tendo nomes como Martins Pena, Artur Azevedo, Gonçalves de Magalhães e João Caetano. Entretanto, é importante lembrar que os povos africanos e indígenas já possuíam em suas culturas muitos elementos pré-teatrais, como o dançar e o cantar.
. Já o Dia Nacional do Circo, comemorado também em 27 de março, foi escolhido em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.