.
Hoje, 3 de novembro, é o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher, que neste 2022 completa 92 anos. A data marca uma grande conquista para as mulheres, que tiveram seu direito de votar suprimido por tantos anos.
A data foi criada em 1930 e a mudança foi aprovada no Senado. Porém, o voto só foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição em 1934. Até 1965, no entanto, o voto feminino era facultativo e só a partir daquele ano foi equiparado, de fato, ao voto masculino.
Atualmente, as mulheres representam 52,65% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47,33%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para a diretora do SindBancários Ana Guimaraens é importante ressaltar que o direito ao voto foi fruto da luta das mulheres. “É relevante dizer que apesar de todo esse esforço pelos nossos direitos, ainda engatinhamos na representação feminina dentro dos espaços de poder. E quando tivemos essa oportunidade, no governo Dilma, vimos uma mulher honesta ser retirada do cargo por motivo pífio”, observou a dirigente.
Dilma Rousseff (PT) foi a única mulher em toda história política do Brasil a ocupar o cargo de presidente da República. Nas eleições deste ano, dos 27 senadores, apenas 4 mulheres venceram a disputa. Já na Câmara dos Deputados, dos 513 parlamentares, 91 mulheres foram eleitas como deputadas federais, o que representa 17,7% das cadeiras.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.