Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli, melhor Filme da Mostra Afluente.
A mostra dos curtas vencedores, programada para ontem (21), marcaria o final da 6ª edição do 3 Margens Festival Latino de Cinema, que exibiu 45 filmes, com entrada gratuita, nas cidades de Foz, Ciudad del Este e Puerto Iguazu, desde 15 de novembro. Entre público, convidados e realizadores, o evento juntou aproximadamente 1 mil pessoas em sete dias. A sessão com os curtas premiados, no entanto, foi adiada, devido ao mau tempo. A organização do Festival promete uma nova data para breve.
Na noite de quarta-feira (20), no entanto, já tinham sido anunciados os vencedores escolhidos pelo júri do Festival. Na categoria Melhor Filme da Mostra Afluente, venceu o curta Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli. Nele, um pássaro, chamado Memória, esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-lo nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.
O prêmio de Melhor Filme da Mostra Entre Rios ficou para Busco-me, com direção de Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti e Santiago Mendez. Luiza Boaventura, uma mulher que está começando a esquecer, perdendo-se, por vezes, no labirinto das suas lembranças. No terminal de ônibus, ela escreve textos na tentativa de salvaguardar as suas memórias, especialmente aquelas que envolvem o grande amor de sua juventude.
A votação popular, realizada pelos espectadores após as sessões competitivas, escolheu o curta Sereia, de Estevam de la Fuente. No curta, uma comunidade de pescadores é devastada pelas mudanças climáticas. É aniversário de Lúcio, um menino cheio de imaginação que gosta de desenhar sereias e brincar de bonecas. Ele é reprimido pelo pai, mas sua mãe lhe prepara uma surpresa para um dia especial.
Busco-me, com direção de Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti e Santiago Mendez. Melhor Filme da Mostra Entre Rios
Com foco nas produções audiovisuais da América Latina e Caribe, esta sexta edição do festival recebeu 827 inscrições de filmes, que passaram por uma uma curadoria, realizada pela comissão de seleção do festival.
Destes, foram selecionados 40 curta-metragem e cinco longas metragens. Dos curtas, 17 participaram das duas mostras competitivas. A Afluentes apresentou curtas de realizadores latino americanos e caribenhos, e a Entre Rios, mostrou uma seleção regional de curtas-metragens de realizadores que residem no estado do Paraná, províncias do Norte da Argentina e Alto Paraná, no território do Paraguai
O festival é produzido pela Três Margens Produções Cinematográficas e coproduzido pela Itaipu Parquetec e Instituto Cultural Três Fronteiras.
Em atividade desde 2017, é hoje o único grande festival de cinema da região com temáticas e interesse na produção e integração latino-americana.
O projeto foi aprovado pela Secretaria do Estado da Cultura – Governo do Paraná, pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com Recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Melhor Filme Mostra Afluente: Pássaro Memória, Direção: Leonardo Martinelli
Melhor Filme Mostra Entre Rios: Busco-me, Direção: Maria Camila Ortiz, Suelen Rodrigues, Felipe Chiaretti, Santiago Mendez
Melhor Filme Júri Popular: Sereia, Direção: Estevam de la Fuente
Melhor 1° Filme: Minha Câmera Minha Flecha, Direção: Natália Tupi, Guilherme Fascina
Prêmio distribuição Três Margens: Mientras todo iba passando, Direção: Santa Rodriguez, Arón Nuñez
Prêmio Acessibilidade (Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE); Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS); Audiodescrição (AD): Utopia Muda, Direção: Julio Matos
Menção Honrosa: Chibo, Direção: Gabriela Poester e Henrique Lahude
Premiação dos projetos de Mercado
Prêmio em recursos para aluguel de equipamentos: Gosto de Amora
Prêmio em recursos para finalização de acessibilidade: Enquadrada
Prêmio em recurso para apoiar desenvolvimento do projeto: En el nombre de Juan
Prêmio em contrato de distribuição: 4 minutos para
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.