“O livro é um universo portátil.” (Liniers, quadrinista argentino)
.
O dia 07 de janeiro é lembrado anualmente como o Dia do Leitor, data que homenageia as pessoas aficionadas pela literatura. O hábito da leitura é importante para o exercício da capacidade de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas. Além disso, ainda pode funcionar como medida terapêutica, amenizando os sintomas de estresse causados pelo isolamento social.
O Dia do Leitor surgiu para homenagear o jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha. Ele era um intelectual e político, além de jornalista. Em 1929, criou o suplemento literário Maracajá, considerado o principal divulgador do movimento modernista literário cearense.
Se por um lado, o jornal “O Povo” combatia os “desregramentos políticos da época”, sendo voltado para divulgação de fatos políticos, por outro, o Maracajá abrigava a produção dos poetas e intelectuais cearenses, como Rachel de Queiroz e Antônio Filgueiras Lima.
Demócrito Rocha foi membro da Academia Cearense de Letras e morreu em Fortaleza no dia 29 de novembro de 1943.
Quando terminamos um bom livro, ele não se acaba. Se esconde dentro de nós. (Ricardo Liniers)
O hábito da leitura é muito enriquecedor na vida profissional, acadêmica ou pessoal. Então, veja algumas sugestões para te ajudar nessa tarefa, e servir como ponto de partida para desenvolver um hábito de leitura.
Crie um espaço de leitura e tenha um horário – Defina um local e um horário regular para ler. O importante é não se esquecer que para formar hábitos é preciso disciplina.
Estabeleça metas de leitura – Defina quantos livros você quer ler por mês, por trimestre ou por ano e cumpra com o estabelecido.
Faça anotações – Ao finalizar a leitura de um livro, anote os principais pontos e expressões que chamaram a sua atenção, conceitos aprendidos e desenvolva reflexões sobre como você evoluiu com a leitura.
Troque livros e ideias com amigos – Ter com quem discutir faz a leitura ficar mais prazerosa e dinâmica.
Identifique o que você gosta – Romance? Ficção científica? Mistério? comece por aquilo que você tem certeza que vai se conectar. Procure por autores que tenha afinidade, histórias que para você sejam interessantes, gêneros que despertam curiosidade.
Aposte nos best-sellers – Buscar indicações é mais uma forma de encontrar obras famosas e potencializar o hábito de leitura. Mas não esqueça dos clássicos.
Com o hábito da leitura, você poderá aprimorar o vocabulário e a escrita, ampliar seus conhecimentos, trabalhar sua capacidade de foco e concentração e se manter atualizado. Seja por prazer, por estudo ou apenas para se manter informado, cultive o hábito diário de leitura.
E você? Tem o hábito de ler? Tem alguma dica sobre esse assunto? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.