Com o tema “O Entre-lugar das Fronteiras”, a UNILA sedia, de 31 de agosto a 4 de setembro, a nona edição do Fórum de Gestores de Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forcult Nacional). O encontro se consolida como um espaço para o debate, a formulação e a pactuação de políticas culturais universitárias no […]
A programação artística do evento foi aberta pelo Grupo Choro do Piá, criado em 2025 por estudantes do curso de Música da UNILA. Seus quatro integrantes se dividem entre brasileiros e colombianos. – Foto: Unila / divulgação
Pela primeira vez realizado na região Sul do país e em uma área de fronteira trinacional, o evento ganha caráter simbólico e estratégico. A escolha do local traz para o centro do debate a democratização do acesso à cultura, o fortalecimento da extensão universitária e a valorização das identidades no contexto da integração regional e transfronteiriça, deslocando o eixo das discussões das grandes capitais para as margens do território nacional.
O fórum em Foz do Iguaçu se destaca pela amplitude de representatividade, reunindo comitivas de 15 estados brasileiros, abrangendo todas as cinco regiões do país, além de representação da Argentina. Ao todo, 40 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) participam das atividades, combinando a presença de 39 instituições nacionais e da Universidad Nacional de Rosario, o que reforça o caráter intercultural e a diversidade de sotaques do encontro.
A programação contempla conferências, mesas temáticas, painéis, grupos de trabalho, apresentações culturais, atividades de campo e momentos de deliberação institucional, promovendo o intercâmbio de experiências, a difusão de iniciativas exitosas e a construção colaborativa de propostas para o fortalecimento das políticas culturais no âmbito das instituições públicas de ensino superior.
Ao final do encontro, será elaborada coletivamente a Carta de Foz, documento que reunirá reflexões, recomendações e encaminhamentos construídos pelos participantes, reafirmando o compromisso do FORCULT com o fortalecimento da cultura universitária, da democracia, da diversidade cultural e da cooperação entre as IPES brasileiras.
O evento é organizado pelo Forcult Nacional, pelo Forcult-Sul e pelo Departamento de Cultura da PROEX/UNILA, e será realizado no auditório da Unidade Jardim Universitário.
Confira a programação completa do evento.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.