Seguindo a lista dos indicados a categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2019, o Cineclube Oficina Clandestina destrincha “Roma” nesta quinta, a partir das 20 horas. A sessão/discussão será, com sempre, no Sudacas Bar, em Foz do Iguaçu. Entrada Grátis!
Filme mexicano, “Roma” de Alfonso Cuarón também concorre em outras categorias do Oscar. Entre elas, à de Melhor Filme do ano.
.Sinopse:
Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média – que vive no bairro Roma – é permeada pela figura silenciosa de uma jovem mulher indígena (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças sociais, coletivas e pessoais.
O filme, rodado em preto e branco, é inspirado na infância do diretor. Alfonso Cuarón – ganhador do Oscar de melhor diretor com Gravidade (2013) – lançou mão do microcosmos daquela família para cutucar com poesia as chagas de uma sociedade desigual e suas consequências violentas na existência de cada indivíduo. Escolheu fazer um retrato em preto e branco, emoldurado por um silêncio avassalador e um tempo que insiste em se apresentar pela monotonia como se fosse um relógio gigante a amaldiçoar a individualidade de cada personagem.
O filme, elogiado e premiado no mundo inteiro desde seu lançamento é considerado uma metáfora daquele país, de seu passado e de seu presente. É um relato cru e dramático do cotidiano oculto e violento das desigualdades sociais, de gênero e raciais que permeiam as nações latino-americanas.
_____________________________Guatá com Cineclube Oficina Clandestina
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.