O VIII Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras é um evento onde participam corais de diversas regiões do Brasil e de outros países. Há oito anos promovendo a música coral com inúmeros concertos na tríplice fronteira. Com apresentações variadas nestes três países, nas cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina).
O evento proporcionará ao público uma mostra de música coral de diversos estilos de trabalhos musicais desenvolvidos por grupos das categorias infantil, jovem e adulto. Corais pertencentes a empresas públicas, privadas, órgãos governamentais, religiosos, instituições de ensino musical e universitário ou grupos independentes.
Entre as atrações do Festival, estão os seguintes grupos de canto coral da fronteira: Coral de Itaipu, Coral Cânticos Celestes, Coral Rosa Mística e Grupo Vocal Canto em Canto, todos de Foz do Iguaçu, além do Coro Espiritu Santo, de Ciudad del Este. Completam a programação, grupos convidados oriundos de várias cidades brasileiras. Coro UEL, de Londrina; Coral Filarmônico do Itatiba Clube, de Itatiba, SP; Coral Elo de Vozes, de Bom Princípio, RS; Coral Belencanto, de Belém, PA; Coral Canto de Encontro, Salvador, BA; Vozes da Unabi/Uema, de São Luís, MA; Grande Coral do Rio de Janeiro, RJ; Coral UCDB, Campo Grande, MS.
Em Ciudad del Este, no Paraguai, as atividades do Festival se darão em um espaço religioso. Considerada de ótima acústica, a igreja da Paróquia Espiritu Santo é a opção para se assistir a grupos que possuem repertório sacro e erudito. As apresentações estão marcadas para a sexta-feira, no horário das 21h (horário brasileiro) ou 20h (horário paraguaio). No lado argentino, as apresentações serão domingo (07), no Centro de Eventos e Convenções de Iguazu, anexo ao Hotel Amérian, localizado na Av. Tres Fronteras, 780, em Puerto Iguazu. O início da programação está marcado para as 18 horas.
A programação da 8ª Edição do Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras contará com o Coral da Itaipu como atrativo principal da abertura do evento, nesta sexta-feira (5), às 20h. O grupo será acompanhado por uma camerata. A entrada é gratuita. O festival será no Teatro Elias Hauagge – no Centro Universitário UDC (Rua Castelo Branco, 349 – Vila Maracanã).
Fundado em 20 de setembro de 1996, o Coral da Itaipu é formado por empregados(as) brasileiros(as) e paraguaios(as), do quadro da ativa ou aposentados(as) da usina, com integrantes de Foz do Iguaçu e Curitiba. O repertório é composto por músicas eruditas, natalinas, populares, internacionais e clássicos brasileiros e paraguaios
Em 2018, o coral entrou em uma nova fase ao estreitar laços com a responsabilidade social. Por meio do desenvolvimento da música de concerto na tríplice fronteira, o grupo promove o intercâmbio técnico entre músicos experientes e jovens aprendizes, que participam da camerata.
_____________________Guatá com assessorias
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.