Autorretrato de Da Vinci
Leonardo (1452–1519) nasceu em uma pequena localidade perto de Florença, Vinci. Como era filho ilegítimo de um notário e uma mulher que provavelmente teria sido uma escrava, ele foi retirado da mãe com apenas 5 anos e com 14 anos entrou para a oficina de Verrochio como aprendiz.
Sem sobrenome, passou a ser conhecido como Leonardo da Vinci. O seu nome completo seria Leonardo di ser Piero da Vinci, que significa Leonardo filho de (Mes)ser Piero de Vinci, dado que a paternidade de Leonardo é atribuída a Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci.Apesar do seu nome ter ficado na história sobretudo ligado à pintura até nós apenas chegaram pouco mais de 2 dúzias de pinturas atribuídas a ele. A razão para isso é que ele não foi um pintor muito prolífero.Mente curiosa, interessou-se por tudo, mas na verdade não se dedicava plenamente a nada. Porém, o seu contributo e influência para a pintura, e a arte em geral, é inegável e chega até aos dias de hoje,Para Leonardo a pintura era a arte por excelência, pois o pintor acaba suas obras com o esforço da razão, logo é um intelectual, enquanto o escultor acaba suas obras com o esforço físico.Esta e outras ideias, contribuíram para o desentendimento que durante anos foi alimentado entre Leonardo e Michelangelo (para quem a escultura era a arte maior e que considerava a pintura a óleo como algo próprio para mulheres).Como já foi referido, Leonardo frequentou a oficina de Verrochio enquanto jovem, e consta que apesar de até nós não ter chegado nenhum retrato do jovem Leonardo, que a escultura de o Davi de Verrochio contém os traços de Leonardo que em jovem possuíra um porte bastante atraente.No ano de 1476, ainda na oficina de Verrocchio, Leonardo foi acusado de sodomia, e posteriormente absolvido da acusação.
Ainda que tenha deixado tantas referências em outras áreas do conhecimento humano e da expressão artística, o nome de Leonardo da Vinci entrou para a História ligado à pintura. “Monalisa” e “A Última Ceia”, por exemplo, são dois de seus quadros mais conhecidos em todo o planeta. “Homem Vitruviano”, desenho de tinta em papel, é outra imagem de referência mundial, criada por Da Vinci.
.
A “Santa Ceia”, pintura de Leonardo da Vinci – Foto: reprodução
Homem Vitruviano – Gallerie dell’Accademia, Veneza
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.