Nesta quarta-feira (5) é comemorado o Dia Internacional do Meio ambiente. A ONU e diversas outras entidades ao redor do mundo promoveram ações de conscientização durante toda a semana, conhecida como Semana do Meio Ambiente. Enquanto no ano passado o tema central foi a poluição com plásticos, em 2019 o foco é o combate à poluição do ar.Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar. Os resultados são a intensificação do aquecimento global, prejuízos à saúde e até rombos econômicos — segundo a ONU, a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.
E quem pensa que a poluição do ar é gerada apenas pelas indústrias e pelos poluentes dos veículos está muito enganado. Em seu site interativo, elaborado especialmente para a data, a ONU enfatiza a importância de se entender os diferentes tipos de poluição atmosférica para, então, combatê-la. As cinco eleitas como principais são as poluições por meio da agricultura, da indústria, do transporte, do lixo e a doméstica.Além de explicar de que forma cada uma delas se dá e propor medidas de combate (como o uso de combustíveis limpos, a melhoria da coleta de lixo e até a redução no consumo de carne), a organização ainda lançou um desafio para chamar a atenção das autoridades e conscientizar sobre a data.
Na Semana do Meio Ambiente, a ONU convida todos a postarem nas redes sociais uma foto com a boca e o nariz cobertos por uma máscara, em referência à poluição do ar. A ideia é escolher uma das medidas de redução da poluição propostas no site e indicá-la na legenda da foto, além de marcar outras três pessoas para fazerem o mesmo. Confira a proposta na íntegra pelo site.
Leia também:Poluição atmosférica mata mais que câncer de pulmãoChineses estão comprando ar engarrafado produzido no Canadá
______________________Da página Guia do Estudante/ Taís Ilhéu
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.