A Duplo Produções leva a Toledo o espetáculo de dança Guernica, que será apresentado em duas sessões nos dias 28 e 29 de setembro. As apresentações serão gratuitas e acontecerão no Parque Ecológico Diva Paim Barth daquela cidade oestina. As sessões estão sujeitas às condições climáticas. Em caso de chuva o espetáculo acontecerá no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago 155. A classificação é livre. Ainda como parte do final de dança em Toledo, a bailarina e coreógrafa Ane Adade, que integra a produção, aproveitará a passagem por Toledo para realizar uma oficina no NAD – Núcleo Acadêmico de Dança, que fica localizado na Rua Independência, nº 2438, no Jardim La Salle.
“Guernica“, uma das mais famosas obras do pintor espanhol Pablo Picasso, que completou 80 anos em 2017, estimula o público à reflexão pela arte no espetáculo de dança do mesmo nome. O projeto tem como identidade uma verdadeira profusão criativa. Atravessa o universo multiartes, partindo das artes visuais e chega à dança contemporânea, com trilha em parte composta especialmente para o espetáculo e também com músicas bascas, além de projeção.As referências da tela de Picasso foram a base para a criação artística do espetáculo, uma obra contemporânea com temática desconcertante, abordando o bombardeio na cidade de Guernica y Luno, os horrores vividos na Espanha durante a ditadura de Franco e os dramas humanos do nosso tempo, ainda resultantes de guerras e destruições irracionais. A direção do espetáculo é de Laura Haddad. “Guernica” é uma realização da Duplo Produções pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE, com incentivo da Copel.
A oficina que Ane Adade desenvolverá em Toledo tem como título “Articulação Corpo/Poesia/Dança, elaborando o movimento que nos escapa” e oferecerá 20 vagas para os interessados em participar. Com quatro horas de duração, a atividade tem como público-alvo bailarinos e estudantes de dança, devendo ocorrer das 14h às 18h do dia 29, domingo.A proposta é investigar, de forma sensível, a dança e a linguagem contemporânea. Experimentar a independência e interdependência do corpo e suas funcionalidades, a percepção da tridimensionalidade, o peso e contrapeso, a instabilidade, as dinâmicas de movimento, a relação com o espaço, com a música e com o outro.A oficina tem como objetivo incentivar a construção de um corpo coeso e expressivo como ferramenta não apenas para a dança contemporânea, mas que dialogue com outras linguagens e formas de mover-se.Através de exercícios técnicos, improvisação e composição, os participantes irão articular movimento, expressividade e imaginação na criação de universos poéticos individuais e coletivos. Bailarina e coreógrafa, Ane Adade atua profissionalmente há 23 anos, com passagens por diversas companhias de dança do Brasil e do exterior. Em sete anos junto ao Balé Teatro Guaíra, atuou nas principais produções daquela companhia. Atualmente integra o elenco de Guernica.Os interessados na oficina podem fazer suas inscrições clicando aqui.
Dramaturgia e Direção: Laura Haddad Coreografias: Carmen Jorge Bailarinos: Ane Adade, Hamilton Felix, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Patricia Machado e Raphael Fernandes Bailaores convidados: Flavia Ribeiro e Franklin AlbuquerqueIluminação: Beto Bruel Cenário: Daniel Marques Figurino: Eduardo Giacomini Sonoplastia: Gilson Fukushima Produção: Pablito Kucarz – Projeções: Luiz Kowalski
__________________________Assessoria / Jornal do Oeste
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.