Nos campi de Cascavel e Francisco Beltrão, “Bacurau” será exibido gratuitamente nesta quinta, dia 5. Em Toledo, na sexta (6). No campus de Mal. Cândido Rondon a sessão foi ontem (4). Já no campus iguaçuense da Unioeste, o filme foi exibido no final de novembro. Você já viu Bacurau? A probabilidade de você ter ouvido esta pergunta é grande, assim como é bem possível que a sua resposta tenha sido um “não”, em tom de “queria tanto”. Mesmo sendo sucesso de bilheteria, atingindo a marca de R$2 milhões em ingressos vendidos apenas na primeira semana de exibição, o filme sequer chegou à maioria dos cinemas do interior do Paraná. Para se ter ideia, entre as cinco cidades onde existem campus da Unioeste apenas Foz do Iguaçu recebeu o longa em sala de exibição comercial.O filme de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado no final de agosto deste ano, conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral, após O Pagador de Promessas (1962) de Anselmo Duarte. O longa também recebeu o prêmio de Melhor Filme nos festivais de Munique e de Lima, no qual também recebeu o prêmio de Melhor Direção.Diante destes fatos, a Adunioeste (Seção Sindical Docente da Unioeste) escolheu exibir este filme nos cinco campi da universidade para presentear não só a categoria que representa, mas também toda a comunidade que cerca a universidade. “Tivemos um ano de intensa luta e resistência. Nossa direção compreende que ofertar uma obra prima do cinema como Bacurau é um carinho diante de tempos tão sisudos”, destaca a presidente da Adunioeste, Liliam Faria Porto Borges.Próximas exibições – No campus Cascavel, o filme será exibido no dia 5 de dezembro, às 19h20, no auditório Arnaldo Busato, que fica na própria universidade. Após a exibição do filme, uma mesa redonda contará com a presença de Acir Dias (diretor da TV Imago) e Vander Colombo (fundador e diretor no Contr4 Regra e diretor e roteirista no L’avant Filmes). O acesso ao evento é totalmente gratuito e aberto para toda a comunidade (classificação indicativa 16 anos). Os ingressos poderão ser retirados na sede da Adunioeste a partir do dia 18 de novembro.Em Francisco Beltrão, o filme será exibido no dia 05 de dezembro, às 19h30, no Auditório Carlos Maes, na Unioeste campus Francisco Beltrão. Já em Toledo, o filme (que também será seguido de mesa redonda) será exibido no miniauditório da Unioeste, às 19h30. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente, em horário comercial, de na sede da ADUCT (Rua Faculdade, 2550. Bairro Jardim La Salle).
Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
SERVIÇO BacurauDuração: 2h 10minClassificação indicativa: 16 anosDireção: Kleber Mendonça Filho, Juliano DornellesElenco: Sônia Braga, Udo Kier, Barbara ColenGêneros: Drama, Suspense, FaroesteNacionalidades: Brasil, França
EM CASCAVELQuando: 05 de dezembro de 2019, às 19h20Onde: Auditório Arnaldo Busato – Unioeste campus CascavelIngressos: Retirar gratuitamente, a partir do dia 18 de novembro, em horário comercial, na sede da Adunioeste (Rua Universitária, 1390. Bairro Universitário)EM FRANCISCO BELTRÃOQuando: 05 de dezembro de 2019, às 19h30Onde: no Auditório Carlos Maes, na Unioeste campus Francisco Beltrão. EM TOLEDOQuando: 06 de dezembro de 2019, às 19h30Onde: Miniauditório da Unioeste campus ToledoIngressos: Retirar gratuitamente, a partir do dia 02/12, em horário comercial, de na sede da ADUCT (Rua Faculdade, 2550. Bairro Jardim La Salle).
____________________________Da página Adunioeste
Leia três comentários críticos sobre o filme: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/05/cultura/1570306373_739263.html https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/09/bacurau-e-testemunho-da-extincao-de-vida-inteligente-na-esquerda-brasileira.shtml https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/bacurau
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.