Por Duda Menegassi
O primeiro episódio da nova temporada de Brasil Selvagem desembarca em Abrolhos. – Foto: National Geographic/Divulgação.
Para comemorar o Dia da Terra, celebrado neste dia 22 de abril, dentro de casa, nada melhor do que fazer uma maratona de produções sobre o meio ambiente e percorrer pela tela paisagens naturais incríveis. A programação especial, que começa às 7 horas da manhã de quarta-feira, vai rolar no canal do National Geographic e inclui a estreia da 3ª temporada de Brasil Selvagem, sobre a Costa Brasileira. A série irá explorar os 8.000 quilômetros de litoral do Brasil, tanto na superfície quanto abaixo das águas.
O primeiro episódio, que irá ao ar às 21h, irá até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, arquipélago no sul da Bahia e um dos locais mais privilegiados na costa brasileira para encontrar uma das gigantes do mar: as baleias jubarte. Outras protagonistas do episódio são as aves marinhas que fazem seus ninhos nas ilhas do arquipélago.
Além da programação oficial de filmes e séries, nos intervalos serão exibidos curtas do projeto de animação brasileiro Nat Geo Ilustra, com seis episódios de 1 minuto que apresentam informações sobre os biomas brasileiros e sua fauna e flora. Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são apresentados de forma didática através das ilustrações da designer Keryma Lourenço.
Curtas de animação de 1 minuto do projeto Nat Geo Ilustra apresentam os biomas. – Arte Keryma Lourenço/Divulgação.
Outros destaque na grade do Dia da Terra são os documentários “Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos”, que narra o nascimento do movimento global para proteção dos mares, e “Jane: a mãe dos chimpanzés”, que lembra o início do trabalho revolucionário da primatóloga Jane Goodall com os chimpanzés na Tanzânia. Os filmes serão exibido às 21h45 e 16h50, respectivamente. Confira a programação completa do canal aqui.
Leia também: Reflexões fundamentais para este Dia da Terra
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.