Que tal conhecer e se interessar pelo universo da ciência, além de imaginar um futuro como astrônoma, neurocientista, engenheira, física, bióloga ou outras profissões interessantes? E tudo isso com a ajuda de “fadas madrinhas”?
Isso é possível com o Astrominas, projeto do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP que abriu inscrições para meninas, estudantes do 9o. ano do ensino fundamental e 1o. e 2o. anos do ensino médio, participarem de atividades durante cinco semanas, com início dia 30 de maio (veja a programação abaixo).
Respeitando a quarentena e as recomendações da área de saúde, as atividades serão totalmente pela internet, com aulas, experimentos, murais, palestras, conversas com cientistas convidadas e orientação das chamadas “fadas madrinhas”, que vão compartilhar suas trajetórias e mostrar que as ciências, especialmente as ciências naturais e exatas, são áreas possíveis de serem exploradas por todas as meninas. Astronomia, Matemática, Física, Geociência e Astrobiologia são alguns dos temas abordados. A seleção será feita por sorteio, que levará em consideração cotas PPI (para pretos, pardos e indígenas). Após o curso, todas receberão um certificado.
Elysandra Figueredo Cypriano, coordenadora do Projeto Astrominas, e Lilian Maria Soja, da comissão organizadora – Foto: Divulgação Projeto Astrominas
O Astrominas é composto por cientistas da USP em diferentes momentos acadêmicos, de alunas de graduação a doutoras e professoras da Universidade. É coordenado por Elysandra Figueredo Cypriano, professora do IAG, e tem na comissão organizadora Lilian Maria Soja, mestranda do IAG, e as alunas Daniele Honorato, do IAG, Ivanice Avolio Morgado e Marina Izabela, ambas do Instituto de Física (IF) da USP. Há várias voluntárias e pesquisadoras que também participam do projeto.
A realização da primeira edição do Astrominas será totalmente on-line, podendo alcançar diversas regiões do país e um grande número de meninas do ensino básico
Segundo as organizadoras, além do caráter educativo, o Astrominas foi criado para superar uma desigualdade de gênero na área de ciências. “A ciência apresentada nas escolas é quase que exclusivamente representada por nomes masculinos. Além disso, todo o processo histórico contribuiu para que os nomes femininos fossem invisibilizados. Sendo assim, é fundamental construir a imagem da ciência de uma forma mais feminina”, explica Daniele Honorato.
Daniele Honorato (acima), Marina Izabela (à esquerda) e Ivanice Morgado (à direita), organizadoras e monitoras do evento – Foto: Divulgação Projeto Astrominas
Elas também destacam o pouco incentivo às mulheres na área de ciências exatas, “isso gera dificuldades na escolha do curso, pela menina se achar incapaz ou com muita dificuldade dentro das exatas, apesar do interesse. Mas quando se é feita a escolha, o problema permanece, devido a uma sensação de não pertencimento dentro da carreira escolhida”, destaca Ivanice Morgado. “Por isso o evento é tão importante, há envolvimento de meninas de diversas faixas etárias”, explica.
Marina Izabela também enfatiza que a ideia de um evento inteiramente feminino desconstrói a ideia errada de que as meninas não fazem parte do meio científico. “Ainda há uma grande disparidade entre homens e mulheres nas áreas das ciências exatas. Mesmo que muitas grandes descobertas nessas carreiras tenham sido feitas por mulheres, não conseguimos nomear mais de cinco cientistas mulheres de cabeça!”, conta Izabela, destacando que isso ocorre por omissão dos nomes das mulheres ou simplesmente pelos créditos serem direcionados aos participantes masculinos da pesquisa.
Astrominas – Empoderando meninas através da ciência!
PROGRAMAÇÃO 30 de maio – Encontro virtual com as fadas madrinhas 31 de maio – Abertura do evento
01 de junho Apresentando a Astronomia 02 de junho Experimento da semana: observação do céu 03 de junho Dia da palestra! Meninas na Ciência 04 de junho Finalização do experimento da semana 05 de junho Série Trajetórias e Dia de Palestra!
08 de junho Apresentando a Matemática 09 de junho Experimento da semana: Os tamanhos do universo 10 de junho Apresentando as Ciências Atmosféricas 11 de junho Finalização do Experimento da Semana 12 de junho Série Trajetórias e Mesa Redonda com mulheres cientistas
SEMANA 3 15 de junho Apresentando a Física 16 de junho Experimento da semana: a Espectroscopia 17 de junho Dia da palestra! Os grandes telescópios astronômicos 18 de junho Finalização do experimento da semana 19 de junho Série Trajetórias e Dia da palestra!
SEMANA 4 22 de junho Apresentando a Geociência 23 de junho Experimento da semana: O efeito estufa 24 de junho Apresentando a Geofísica 25 de junho Finalização do Experimento da semana 26 de junho Série Trajetórias e Mesa redonda com Jovens Cientistas!
SEMANA 5 29 de junho Apresentando a Oceanografia 30 de junho Construção do Mural virtual de encerramento 01 de julho Dia de palestra! Astronomia indígena 02 de julho Finalização do mural e Apresentação em grupos 03 de julho Série Trajetórias, Palestra de fechamento e despedida das fadas madrinhas
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.