A Organização Internacional para as Migrações (OIM) abriu inscrições para o Festival Global de Cinema sobre Migração. O evento de 2020 ocorre de 28 de novembro a 18 de dezembro e é a principal iniciativa cultural do mundo sobre o tema. O prazo para envio dos filmes é dia 21 de junho de 2020.
Em 2019, ocorreram mais de 700 exibições de 32 filmes selecionados em 108 países, com uma audiência global de cerca de 60 mil pessoas.
O objetivo do Festival é preparar o caminho para uma discussão maior sobre um dos maiores fenômenos do nosso tempo: a migração. Além disso, é um caminho inovador para ampliar o debate sobre migração por meio da narrativa e uma ferramenta de promoção de direitos que chama a atenção para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ajudando assim todos os países a trabalhar para cumpri-los.
O Festival Global de Cinema sobre Migração tem um formato itinerante e único. Os filmes que compõem a Seleção Oficial são incluídos em uma lista que é compartilhada com cerca de 100 escritórios e parceiros da OIM em todo o mundo. Cada escritório nacional participante selecionará os filmes a serem exibidos localmente durante o Festival, que acontecerá de 28 de novembro a 18 de dezembro de 2020, em todo o mundo.
Os cineastas receberão uma lista final dos países onde seus filmes serão exibidos em meados de novembro. Os filmes podem ser exibidos em cenários diversos e improvisados, desde cinemas e universidades tradicionais em todo o mundo até teatros ao ar livre no deserto no Níger e centros de detenção na Líbia.
Todas as exibições são gratuitas. Isso significa que a OIM precisa da autorização do(s) detentor(es) dos direitos dos filmes para realizar exibições sem limites de território e frequência durante o Festival.
Há premiações em dinheiro em três categorias: para filmes acima de 41 minutos; curtas (15 a 40 minutos); e filmes online. Outros prêmios serão anunciados ainda este ano. São aceitos filmes de todos os gêneros (ficção, documentário, animação etc).
Todos os envios devem retratar os desafios e promessas da migração e as contribuições únicas que os migrantes fazem para suas novas comunidades. A organização encoraja o envio de filmes que abordam as percepções negativas dos migrantes, desafiam os estereótipos e retratam ações positivas e acolhedoras dos migrantes e para com os migrantes.
Os filmes devem estar em inglês ou legendados em inglês. As legendas são incentivadas, mesmo que o diálogo seja em inglês, para garantir a máxima compreensão do público global. Filmes em outros idiomas são muito bem-vindos, mas devem ter legendas em inglês.
Os filmes concluídos em ou após 1º de janeiro de 2017 são elegíveis para consideração pelos organizadores. Os filmes só podem ser enviados por indivíduos com o direito legal de negociar o uso da obra. Não há taxa para enviar filmes.
Saiba todos os detalhes em filmfreeway.com/GlobalMigrationFilmFestival (com versão em português)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.