Ranking artificial de “melhores escolas”, comumente apresentado por gestores públicos como trunfo em período eleitoral, as avaliações em massa, como é o caso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), causam profundo impacto no processo educativo, especialmente nos currículos.
Esse tema é parte do livro Currículo e Avaliação de Larga Escala na Rede Estadual do Paraná, de autoria do professor Silvio Borges, diretor da APP-Sindicato/Foz. A publicação, da Editora Appris, será lançada em live nesta quinta-feira, 30, às 19h, que poderá ser acompanhada pelo Facebook do autor, em facebook.com/silvio.junior.
Participa do debate a professora Dra. Silvana Aparecida de Souza, que foi orientadora de Silvio Borges no curso de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste/Foz). Dessa pós-graduação, concluída em 2016, resultou o livro.
Em Currículo e Avaliação de Larga Escala na Rede Estadual do Paraná, o educador e militante em defesa da escola pública apresenta um histórico da educação no país, desde 1.988. Também aprofunda a análise das políticas educacionais do período do ex-governador Beto Richa, época de incontáveis ataques contra a educação e os(as) educadores(as), entre eles, o Massacre de 29 de Abril.
Esse recorte possibilita o debate amplo em torno das orientações curriculares do Paraná com base na cartilha neoliberal, incorporada por Richa, a exemplo de outros governadores paranaenses. O pano de fundo das reformas educacionais, a exemplo da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também é abordado no livro.
As páginas carregam, pois, a análise feita a partir do rigor da norma, como exige a investigação acadêmica, acrescidas do olhar de professor em sala de aula e as marcas da luta, acumuladas por Silvio Borges em seu protagonismo político e sindical. “Conto com a presença de todos e todas para debatermos a atualidade dessa temática na educação paranaense”, convida Silvio.
O livro Currículo e Avaliação de Larga Escala na Rede Estadual do Paraná traz uma importante reflexão sobre as implicações das avaliações externas e censitárias, como o Ideb, nos currículos das redes públicas de ensino, em especial nas orientações curriculares do Paraná no governo Beto Richa.
Para isso, o autor faz um histórico das políticas educacionais do estado a partir do período a que se convencionou chamar de”redemocratização”, recuperando a história de construção coletiva do Currículo Básico para a escola pública do Paraná (1990) e das Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica (DCEs – 2008).
A obra apresenta, ainda, uma revisão teórica sobre Currículo, além das consequências da política de avaliação de larga escala para esse campo e para a educação pública como um todo.
É uma leitura que traz, também, contribuições para a compreensão, de educadores/as e estudantes de licenciatura, sobre os reais objetivos de reformas educacionais como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de uma agradável viagem pela história recente da educação paranaense.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.