De 4 de dezembro de 2020 a 15 de janeiro de 2021 estarão abertas as inscrições para o 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e para o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio digital através do endereço www.cepe.com.br/premio-cepe.
O 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura contemplará as categorias Poesia, Conto e Romance com R$ 20 mil para os vencedores de cada uma. Já o 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil agracia o vencedor de cada categoria com R$ 10 mil. O resultado será divulgado até 15 de junho de 2021.
Para participar os concorrentes devem ser brasileiros natos, residentes no Brasil ou no exterior, bem como brasileiros naturalizados residentes no país, independente de sexo, etnia, idade, formação cultural, religiosa ou política, desde que atendam às normas do edital, que podem ser acessadas no site http://bit.ly/premiocepe2020.
Os dois editais marcam o compromisso da Cepe Editora (Companhia Editora de Pernambuco) com a abertura para novos autores, experientes ou estreantes. Segundo o organizadores, é um modo de atrair obras diversas, criativas e ambiciosas de escritores talentosos de todo o Brasil. Além disso, o prêmio tem dois focos essenciais e complementares: fortalecer a produção contemporânea com romances, contos e poesia e também buscar formar novos leitores com obras infantis e infantojuvenis.
Cada prêmio terá sua comissão julgadora, formada por profissionais da área de literatura, como escritores, poetas, professores e pesquisadores. Critérios como originalidade, qualidade técnica, valorização da cultura brasileira, domínio da linguagem e estímulo à leitura serão levados em conta.
Ano passado o prêmio recebeu 1.524 inscrições. Entre os escritores vencedores da edição 2019, o protagonismo feminino foi destaque. Na categoria Romance ganhou Vanessa Molnar Maluf (SP), com a obra A importância dos telhados. Já o título de Poesia contemplado foi As cartas de Maria, de Zulmira Alves Correia (BA), única nordestina da lista. O prêmio infantil ficou com Viviane Ferreira Santiago, pelo título A Biblioteca de Bia; e o juvenil foi para a obra de Contos com GIGANTES, de Carolina Becker Koppe (SC). O único homem da lista de ganhadores foi Emir Rossoni, vencedor na categoria Contos (RS) com o título Erros,errantes e afins.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.