Não por acaso que o subtítulo do livro é “uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia”, pois se inspira nas diversas possibilidades que a escritora e artista Josefina Plá oferece para o leitor brasileiro. A obra, organizada por Débora Cota (docente da UNILA) e Daiane Pereira Rodrigues (doutoranda em Letras pela UFPR), é uma homenagem que tem como base a divulgação de estudos sobre as atividades da escritora.
No dia 11 de fevereiro, foi realizada uma conversa para marcar o lançamento do livro. O evento online, que contou com a participação de autores e convidados, pode ser acessado no canal da UNILA no YouTube. A obra completa já pode ser acessada pela página da EDUNILA, com download gratuito. Acesse por aqui.
Em 2019, completaram-se 20 anos da morte de Josefina Plá. A publicação reúne pesquisas que introduzem o leitor ao grande universo artístico e cultural explorado pela escritora: os trabalhos com a arte popular paraguaia, a produção poética e intimista, a condição de estrangeira, o interesse pela formação híbrida da identidade paraguaia e latino-americana ou ainda a perspectiva com relação à questão da mulher.
Josefina Plá foi poetisa, dramaturga, narradora, ensaísta, ceramista, crítica de arte e jornalista. – Foto: divulgação IP
O livro está dividido em três eixos temáticos. No primeiro deles, três capítulos apresentam diferentes perspectivas sobre a importância de Plá para a construção da modernidade no país vizinho e na América Latina, buscando elementos como a produção cerâmica como articuladora do interesse de Plá pela cultura popular paraguaia. Traz também a análise sobre dois de seus contos a partir da perspectiva das mobilidades culturais e a contribuição da autora à cultura latino-americana, destacando as articulações entre modernidade e cultura popular em sua obra.
A segunda parte do livro é centrada na produção poética da artista, tratando de temas como a morte e o amor. Já o último eixo traz discussões sobre o feminismo, a partir da análise de contos e poesias da autora que mostram como suas criações estão relacionadas ao protagonismo dado à mulher paraguaia e à perspectiva pós-colonial, retratando a força e a tradição guarani na formação da identidade nacional. O posfácio do livro traz um pouco da biografia intelectual de Plá e informa sobre algumas de suas passagens pelo Brasil e o seu interesse pela literatura brasileira.
De acordo com as organizadoras, espera-se que a publicação, que surge com o desejo de unir estudos sobre a autora e divulgar sua variada produção, sirva de introdução àqueles que ainda não tiveram contato com as obras ou as atividades de Josefina Plá. E que também contribua para as discussões sobre a literatura paraguaia, principalmente para as pesquisas que se voltam à América Latina e sua cultura.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.