Foi lançado o segundo episódio da série de divulgação científica Evolução para Todes, iniciativa criada pelo Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva (LAAAE), vinculado ao Instituto de Biociências da USP, para levar conhecimento sobre evolução humana, além de arqueologia e antropologia.
O diferencial da animação é a utilização de elementos da cultura brasileira na produção, iniciativa que é trabalhada por uma equipe multidisciplinar formada, além de cientistas, por profissionais de comunicação, marketing digital, design, programação, produção audiovisual, animação e educação em afro-alfabetização. O projeto é liderado pelas pós-graduandas Mariana Inglez, Lisiane Müller e Eliane Chim, do LAAAE, com a supervisão dos professores Rui Murrieta, do Instituto de Biociências, e André Strauss, do Museu de Arqueologia e Etnologia, além de Rodrigo Oliveira, pesquisador colaborador. Também conta com o apoio do Insituto Serrapilheira de fomento à pesquisa e à divulgação científica no Brasil.
A segunda parte da animação, Evolução para Todes: Nossa Origem, mergulha na evolução da espécie humana, contando sobre a origem do Homo sapiens e sua migração pelos continentes a partir da África. O episódio é protagonizado pela mesma personagem da primeira animação que, agora adulta e cientista, compartilha conhecimentos com jovens estudantes. A animação traz esquemas e ilustrações didáticas, atualizadas e em português, que podem ser aproveitadas em aulas de ciências e biologia.
É possível acompanhar os lançamentos do Evolução para Todes nas redes do LAAAE:
Site: sites.usp.br/laaae Instagram: @laaae_usp Facebook: Página do LAAAE-USP (www.facebook.com/laaaeusp) YouTube: Canal do Evolução para Todes Twitter: @laaae_usp
Jornal da USP
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.