Para comemorar o seu aniversário de 164 anos, completados no mês de março, a Biblioteca Pública do Paraná lançou uma coleção digitalizada com todos os livros já publicados pelo seu braço editorial, o selo Biblioteca Paraná, criado em 2011.
São mais de 40 títulos, entre antologias de autores paranaenses, resgates literários, coletâneas com entrevistas publicadas no Jornal Cândido, obras vencedoras dos concursos promovidos pela BPP e séries como “Um Escritor na Biblioteca” e “Roteiro Literário”. Todas as obras, anteriormente disponíveis apenas em formato físico, agora podem ser baixadas gratuitamente no site da biblioteca.
O livro reúne 11 entrevistas com profissionais do mercado editorial brasileiro (entre eles nomes como Luiz Schwarcz, Maria Amélia Mello, Jacó Guinsburg e Ivan Pinheiro Machado). Os bate-papos, originalmente publicados no jornal literário Cândido entre 2017 e 2018, são centrados nas transformações ocorridas no setor nas últimas quatro décadas. Além de comentar essas mudanças, os entrevistados relembram fatos marcantes em suas trajetórias e assuntos como educação, literatura brasileira e hábitos de leitura.
Com uma produção sempre intensa, a poesia paranaense não poderia deixar de refletir os movimentos que, desde 1853, se alastraram pelo Brasil. É o que fica evidente nesta antologia organizada por Ademir Demarchi. Dividida em dois volumes, a obra faz um recorte da produção lírica do Paraná, apresentando poetas ativos entre a segunda metade do século XIX e começo do século XXI.
Reunião das entrevistas do projeto homônimo, retomado pela Biblioteca Pública do Paraná após uma interrupção de 26 anos. São quatro volumes, que cobrem o período entre 1984 e 2018. A variedade dos entrevistados que passaram pelo auditório da BPP e estão presentes nos livros é grande. Escritores veteranos e já consagrados, como Mario Prata, Ana Miranda, Affonso Romano de Sant’Anna, Silvano Santiago, Marina Colassanti e João Silvério Trevisan, dialogam com autores mais jovens, como Daniel Galera, Fabrício Capinejar e Angélica Freitas, entre outros.
A série traz a cada título um ensaio inédito sobre a vida e a obra de um escritor paranaense já falecido e uma relação dos locais que ele frequentava — conteúdo ilustrado por fotografias produzidas especialmente para o projeto. Até o momento foram publicados três volumes, sobre Helena Kolody, Paulo Leminski e Jamil Snege.
Por AEN
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.