Foto: Unesco
A igualdade de gênero na educação é um direito básico e um pré-requisito para a construção de sociedades inclusivas. O Prêmio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres visa a incentivar contribuições inovadoras feitas por indivíduos, instituições e organizações para promover a educação de meninas e mulheres.
Neste ano, o Prêmio irá conceder o valor de 50 mil dólares a cada um dos dois laureados. Este é o primeiro prêmio dessa natureza promovido pela Organização e é único no fomento de projetos para o desenvolvimento de perspectivas educacionais de meninas e mulheres e, por sua vez, a qualidade de suas vidas. As inscrições estarão abertas até 26 de maio.
Em meio à pandemia de COVID-19 e em um contexto em que meninas e mulheres foram impactadas de maneira desproporcional pelo fechamento de escolas em todo o país, garantir que meninas e mulheres continuem aprendendo deve ser uma prioridade. A UNESCO estima que mais de 11 milhões de meninas e mulheres jovens podem não retornar à escola após o impacto da pandemia. Isso se soma às 128 milhões de meninas que já estavam fora da escola antes da pandemia.
O prêmio é mais significativo nestes tempos desafiadores do que nunca. Destacar inovações que podem nos ajudar a promover um futuro igual é a chave para responder aos desafios globais em torno da educação de meninas e mulheres. Leia sobre o processo de indicação abaixo.
Os governos dos Estados-membros da UNESCO e organizações não governamentais em parceria oficial com a UNESCO estão convidados a nomear até três indivíduos, instituições ou organizações que fizeram contribuições expressivas e inovadoras em favor da educação de meninas e mulheres.
Os candidatos interessados são convidados a entrar em contato com a Comissão Nacional da UNESCO / Delegação Permanente da UNESCO ou ONGs em parceria oficial com a UNESCO para obter mais informações.
As indicações devem atender aos critérios de elegibilidade e seleção definidos pelo Prêmio. Os projetos indicados devem estar estabelecidos e em funcionamento há pelo menos dois anos, mostrar potencial para ser replicáveis e contribuir para uma ou mais das áreas prioritárias do Prêmio. Um júri internacional independente de cinco especialistas avaliará as nomeações com base no potencial de impacto, inovação e sustentabilidade do projeto.
Consulte a página do processo seletivo do Prêmio para saber mais.
O prazo para as inscrições é 26 de maio de 2021 (meia-noite, horário de Paris).
As candidaturas devem ser apresentadas em inglês ou francês por meio de uma plataforma online, acessível apenas às Comissões Nacionais da UNESCO / Delegações Permanentes à UNESCO e ONGs em parceria oficial com a UNESCO.
Com base nas recomendações do júri, o diretor-geral da UNESCO anunciará os laureados de 2021 que receberão o prêmio em 11 de outubro de 2021 como parte das celebrações do Dia Internacional das Meninas.
Contatos podem ser feitos através dos e-mails:
Por Unesco
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.