CJAP oferece Oficinas de Inverno virtuais gratuitas (Foto: Adriana Carla Dalazen Cichocki/SECC)
Atividades acontecem entre os dias 12 e 23 de julho, sempre das 14h às 15h30, por meio da plataforma Google Meet. Serão dez oficinas diferentes para crianças e adolescentes entre oito e 17 anos.
O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), do Governo do Estado, vai oferecer entre os dias 12 e 23 de julho dez oficinas diferentes para crianças e adolescentes entre oito e 17 anos. As atividades serão sempre das 14h às 15h30. A programação das Oficinas de Inverno foi criada em parceria com os setores educativos do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA).
A cada dia, uma oficina diferente será oferecida, permitindo que crianças e adolescentes possam fazer várias atividades artísticas. Os temas são bastante variados, como teatro, fotografia, desenho, artes visuais, animação em stop motion, brinquedo óptico e flip book.
“Pensamos essa programação para oferecer atividade de qualidade para crianças e adolescentes no período das férias escolares. É uma pequena mostra das atividades regulares de nosso centro cultural. Para simplificar o acesso, não haverá inscrições prévias, sendo necessário apenas acessar o link disponível para cada atividade”, explica o diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vidal.
As oficinas acontecerão por meio da plataforma Google Meet. Um moderador estará presente para garantir que os participantes tenham a idade necessária para estar na sala virtual. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar e o link de acesso está na descrição de cada oficina.
CONFIRA AS ATIVIDADES:
1ª semana – 12 a 16 de julho
Oficina Stop Motion – Aprendendo Animar – 12 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: estudantes de 10 a 16 anos Ministrantes: Vânia Machado (MIS) e Silvia Anete Antunes (MACC) Durante a oficina de Stop Motion, além da aprendizagem que envolve as técnicas cinematográficas, será criada uma animação, por meio de fotografias tiradas quadro a quadro de forma sequencial de um objeto qualquer. A sequência de quadros estáticos cria uma ilusão de movimento.
Material:
– Máquina fotográfica ou câmera do celular – Tripé ou algo para fixar sua câmera / fone de ouvido – Aplicativo “Stop Motion Studio” (para celular) – Tesoura, régua, fita crepe, lápis grafite e borracha – Material para criar cenário e personagens. A animação pode ser feita com desenhos, massinha de modelar, brinquedos, objetos escolares e recorte de revistas (palavras e imagens).
Para participar acesse o link: meet.google.com/sfk-pmas-ror
Arte Urbana – Conhecendo o Estêncil – 13 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: 8 a 12 anos Ministrantes: Edilene Ozorio e Jaqueline Bellani
Os participantes aprenderão a técnica do Estêncil, que consiste em reproduzir um desenho aplicando tinta em uma superfície através de um molde vazado. Quando é aplicado em muros e outros espaços urbanos, é conhecido como stencil graffiti, mas também pode ser usado para aplicações em tela, papel, tecido e outros materiais. A oficina envolve as etapas de criação, desenho, corte e pintura. Os participantes terão contato com todo processo de criação de molde vazado para estêncil, sua aplicação e composição em superfícies diversas.
Material: – Lápis – Borracha – Cartolina – 8 folhas de papel sulfite – 6 folhas de papel canson A4 – Tesoura – Esponja ou rolo de pintura pequeno – Paninho para limpeza ou lenço umedecido – Tinta guache – Fita adesiva ou fita crepe
Para participar acesse o link meet.google.com/bxs-oups-zxx
Oficina de Desenho – Aplicando Luz e Sombra – 14 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: 8 a 12 anos Ministrantes: Mônica Gomes e Jaqueline Bellani Os participantes conhecerão diferentes tipos de grafite e sua correta utilização no desenho artístico, construindo uma escala tonal para compreensão das possíveis tonalidades e sua utilização e farão uma prática de observação de um objeto entendendo a representação de volume produzido por efeitos de luz e sombra.
Materiais: – Lápis hb, 2b e 6b – Borracha normal ou limpa-tipo – Papel sulfite A4 – Apontador ou estilete
Oficina de Teatro – Figurino em Cena – 15 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: 13 a 15 anos Ministrantes: Mônica Fernandes e Jaira Denardi Esse encontro teatral de férias vai proporcionar um momento divertido e ao mesmo tempo levar o conhecimento a respeito de um dos elementos fundamentais que compõe o espetáculo: o figurino.
Material: Retalhos de tecidos, roupas de diferentes estilos e épocas (quem tiver), roupas usadas que possam ser transformadas, calçados, acessórios como chapéus, bolsa, óculos, lenço, cachecol, cinto, colar, gravata.
Criação de Brinquedo Óptico (Fenacistoscópio) – 16 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: estudantes de 10 a 14 anos Ministrantes: Vânia Machado (MIS) e Silvia Anete Antunes (MACC) Durante a oficina de brinquedo óptico o participante irá criar um fascinante espetáculo ilusório promovido pela magia do fenacistoscópio, o primeiro brinquedo inventado entre 1828 e 1832 pelo cientista Josep Planteau que realmente cria a ilusão de movimento de imagens estáticas (praticamente os gifs de hoje).
Material: – Papel sulfite (para os desenhos) – Papelão (tampa de caixa para o disco) – Compasso – Canetinhas, lápis de cor e lápis grafite – Régua, tesoura e fita crepe – 1 parafuso com porca e arruela pequeno, ou tachinha – 1 espelho pequeno
Para participar acesse o link meet.google.com/sfk-pmas-ror
2ª semana – 19 a 23 de julho
Oficina de Desenho – Criando Autorretrato – 19 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: 13 a 17 anos Ministrante: Mônica Gomes Nesta oficina os participantes terão noções das proporções na construção da representação do rosto humano. Serão analisados autorretratos de artistas no decorrer da história da arte. E como prática aplicarão os conceitos no desenho de seu autorretrato.
Materiais: – Lápis HB, 2B e 6B – Borracha ou limpa tipos – Papel sulfite A4 – Apontador ou estilete
Conhecendo a Gravura – 20 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: 8 a 12 anos Ministrantes: Edilene Ozorio e Jaqueline Bellani Serão apresentadas duas técnicas de impressão: a monotipia, que é uma técnica de impressão única e bem simples, que provoca efeitos imprevisíveis; e a isogravura, que é uma forma de produzir e reproduzir a imagem usando como matriz uma bandeja de isopor. Os participantes terão, nas duas técnicas, contato com todo o processo de produção, desde a construção da imagem, colocação da tinta na matriz e impressão no papel.
Materiais: – Lápis – Borracha – Tesoura – 1 caixa de leite já higienizada – 5 bandejas de isopor (preferência para as de frios – redondas, retangulares e planas) – 2 pinceis (um médio e um mais largo) – Rolo de pintura pequeno – Colher de chá pequena – Tinta guache nas cores preta amarela, azul e vermelha – 8 folhas de papel sulfite A4 – 6 folhas de papel canson A4 (usado como suporte final) – Hastes flexíveis com ponta de algodão (cotonetes) – Paninho para limpeza ou lenço umedecido – Fita adesiva ou fita crepe
Fotografia x Família – 21 de julho, das 14h às 15h30 Público-alvo: estudantes de 10 a 14 anos Ministrantes: Vânia Machado (MIS) e Silvia Anete Antunes (MACC). Na oficina de retratos será feita uma “tirinha” recriando memórias contidas nas fotografias antigas. O exercício a partir de uma fotografia leva à compreensão da linguagem fotográfica no processo de desenvolvimento artístico das imagens.
Material: – 1 fotografia antiga (impressa) – Folhas de papel sulfite branco – Folhas papel seda branco – Papel preto – Canetinhas, lápis de cor, lápis grafite – Régua, tesoura e fita crepe
Oficina de Teatro – Figurino em Cena – 22 de julho, das 14h às 15h30 Público Alvo: 8 a 12 anos Ministrantes: Jaira Denardi e Mônica Fernandes Esse encontro teatral pretende proporcionar aos participantes um momento divertido e ao mesmo tempo levar o conhecimento a respeito de um dos elementos fundamentais que compõe o espetáculo: o figurino.
Materiais:
– Retalhos de tecidos, roupas de diferentes estilos e épocas (quem tiver), roupas usadas que possam ser transformadas, calçados, acessórios como: chapéu, bolsa, óculos, lenço, cachecol, cinto, colar, gravata, etc.
Para participar acesse o link: meet.google.com/bxs-oups-zxx
Cinema de Bolso (Flip Book) – 23 de julho, das 14h às 15h30 Público alvo: Estudantes de 10 a 14 anos Ministrantes: Vânia Machado (MIS) e Silvia Anete Antunes (MACC) Os participantes criarão o Flip book, um dos primeiros brinquedos que podemos chamar de cinema, criado por volta de 1868, patenteado por John Barnes Linnett. Essa técnica permite que mesmo em um contexto sem recurso os participantes consigam realizar uma produção única, criativa e bem divertida.
Material: – Bloco de papel – Lápis grafite, canetinha
Para participar da videochamada, clique neste link: meet.google.com/sfk-pmas-ror
(Por AEN)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.