O espetáculo do Grupo Galpão foi escrito e é dirigido pelo ator, diretor e dramaturgo carioca Pedro Brício, que estreia virtualmente neste sábado (21/08). Nesta experiência, o grupo mineiro aborda a natureza dos sonhos em tempos de pandemia. Para isso, seus integrantes reuniram relatos de mais de uma centena de pessoas. Os entrevistados responderam a perguntas relativas aos seus sonhos neste momento tão peculiar. Foram indagados assim: “O que temos sonhado?”; “Como os sonhos revelam os traumas da pandemia?”; “Estamos sonhando coletivamente?”; “Como sonharemos no futuro?”; e “Transformar um sonho em cena pode ampliar a experiência do sonhador?”.
Primeiro, integrantes da companhia abordaram amigos e pessoas mais próximas. Também ouviram crianças que participaram de oficinas ministradas pelo grupo. E em uma última investida, fizeram abordagem na rua. Numa feira de flores, em Belo Horizonte, o pessoal do Galpão instalou cadeiras e uma placa pedindo relatos de sonhos a quem passava.
A atriz Teuda Bara em cena de “Sonhos…” (Foto: divulgação)
Com os devidos equipamentos de proteção individual ao coronavírus, como máscara e protetor facial (face shield), a atriz Teuda Bara abordou os transeuntes pedindo que revelassem suas experiências durante o sono. Tudo foi registrado em vídeo e agora também faz parte do espetáculo. Nele, uma variedade de histórias e de contá-las floresce.
A peça é encenada por Teuda Bara, Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Lydia del Picchia e Simone Ordones. Eles dão voz ao relato de 34 pessoas. O espetáculo tem uma parte ao vivo e outra gravada.
A peça, que estreia neste sábado (20), seguem em cartaz até o dia 12 de setembro. O espetáculo é transmitido sempre aos sábados e domingos, às 20 h por meio da plataforma Zoom. Evento gratuito, recomendado para a faixa etária a partir dos 10 anos. O acesso ao espetáculo se dá através de retiradas de ingressos por meio do Sympla.
– A experiência é gratuita, online e ao vivo. – É necessário retirar ingresso Sympla. Eles são limitados. – A experiência é transmitida pelo Youtube. – Confira os dados do ingresso adquirido. – Após a retirada de seu ingresso, você receberá e-mails com orientações e com o link exclusivo de acesso à transmissão. – A transmissão tem início pontualmente. – Para melhor experiência, verifique a sua conexão de internet.
O trecho inicial de “Sonhos de uma Noite com o Galpão” mostra os atores a partir de suas casas, enquanto discutem as perguntas fundamentais do texto. A partir daí, abordam os sonhos relatados. Há cenas em que eles trocam ideias sobre os sonhos que tiveram. Em determinado momento, os seis remontam uma festa de aniversário tipicamente pandêmica, ou seja, comemorada a distância e virtualmente, como pedem os protocolos de segurança contra a COVID-19.
Numa segunda parte, o público assistirá a encenação gravada antecipadamente no palco da companhia, diante de pessoas que fizeram os relatos. O registro foi feito no início deste mês e foi emocionante para os atores, que não pisavam naquele palco desde março de 2020.
“O sonho em si já é uma criação. O que fazemos é recriá-lo a partir do teatro. Isso nos deu a oportunidade de trabalhar o texto de diferentes maneiras. Há drama e poesia, como também há humor. Tudo isso é inerente ao [Grupo] Galpão e seus atores e atrizes”, explicou o diretor Pedro Brício em entrevista ao jornal O Estado de Minas.
“Há muitos sonhos relacionados a morte, perigo e ameaça. As pessoas estão sonhando que saem de casa sem máscara e, portanto, correm o perigo de se contaminar. (…) Mas também tem uma variedade de sonhos engraçados. Um deles é de uma pessoa que quer comer um frango e não consegue. É engraçadíssimo. Vários deles lidam com o lúdico de uma maneira muito bonita. Conseguem passar uma natureza pueril. Mas o medo e a morte são sentimentos predominantes e quase onipresentes”, revela.
Na visão de Brício, o texto mostra os reflexos da pandemia e do isolamento social, mas também tem a função de transmitir uma ideia de esperança. “É uma maneira de pensar como vamos sair dessa e ser felizes. Há luto, medo, indignação, mas também há humor e um olhar lúdico que resgata a nossa expectativa por dias melhores”, finaliza.
“SONHOS DE UMA NOITE COM O GALPÃO” Deste sábado (20/08) até 12/09. As sessões deste sábado e domingo (21/08) estão com ingressos esgotadas. O espetáculo é transmitido aos sábados e domingos, sempre às 20h, por meio da plataforma Zoom. Gratuito. 10 anos. Retirada de ingressos por meio do Sympla.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.