Edição especial da Revista Malba homenageia Julio Cesar de Mello e Souza, criador de Malba Tahan. A publicação traz passatempos, problemas matemáticos e curiosidades sobre a vida do professor -Arte sobre foto/CAEM IME USP
Em edição especial da revista Malba, o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) da USP resgata a história do próprio autor de “O Homem que Calculava” para propor desafios, jogos e problemas matemáticos. A publicação é produzida pelos estudantes de Licenciatura em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e auxilia professores com ideias de abordagens para o ensino de matemática.
A Revista Malba 2021, disponível neste link, homenageia o Prof. Julio Cesar de Mello e Souza, conhecido pelo nome Malba Tahan, mistificação literária que criou para popularizar novas formas de ensinar a ciência dos números.
Na edição, a revista resgata informações e se inspira no método do próprio Mello e Souza em seu famoso livro “O Homem que Calculava“, no qual o calculista Beremiz Samir embarca nas mais diferentes aventuras, usando sempre a matemática para resolver diversos tipos de problemas e desafios.
Desde menino, Mello e Souza compartilhava pensamentos, jogos e desafios em jornais, buscando popularizar a matemática de maneira inovadora e interessante. Quase 100 anos após a publicação de seu primeiro livro, os estratagemas de Malba Tahan permanecem atuais.
Além de colocar o leitor para pensar nas soluções dos problemas matemáticos, a revista Malba selecionou contos e histórias originalmente publicados na obra literária de Tahan. Dedicado professor, Mello e Souza foi também um escritor de sucesso. Suas obras foram traduzidas para o alemão, o inglês, o italiano, o espanhol e o catalão.
No último mês de maio, o CAEM promoveu a VI Edição da Virada Malba Tahan, um evento em comemoração ao Dia Nacional da Matemática (6 de maio). A Virada ocorreu de maneira virtual e contou com diversas atividades, como: quiz, palestras, produção de vídeos e uma série de atividades interativas pelo Instagram.
Acompanhe a série de palestras:
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.