O destaque deste nono mês do ano no calendário “Grandes momentos e personalidades da ciência brasileira”, produzido pela SBPC, é o aniversário do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que nasceu no dia 14 de setembro de 1921. A versão em PDF do calendário de 18 meses (2021-2022) pode ser baixada gratuitamente no site da entidade.
O cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que faleceu no dia 14 de dezembro de 2016, foi um defensor intransigente dos Direitos Humanos. Sua atuação, como Arcebispo de São Paulo, ficou marcada pela preocupação com os mais pobres e pela denúncia de torturas e perseguições políticas no período da ditadura militar, condensadas no projeto Brasil: Nunca Mais. Em 1985 implantou, em parceria com sua irmã, Zilda Arns, a Pastoral da Criança.
Dom Paulo teve papel importante para a ciência no Brasil, em 1979, quando a SBPC havia programado sua 29ª Reunião Anual para Fortaleza. O evento foi impedido de ser realizado em universidades públicas pelo governo militar. A atuação do cardeal Arns foi decisiva para que a Reunião Anual ocorresse na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A mobilização para a reunião gerou um recorde de participação e uma grande cobertura da imprensa, que amplificou as vozes em defesa da liberdade de expressão e da democracia.
Nesta edição, que cobre o período de julho de 2021 a dezembro de 2022, a entidade homenageia personagens de contribuição fundamental para o desenvolvimento científico nacional.
Faça aqui o download do calendário.
Flávio Arns: um cardeal que sempre esteve do lado dos pobres e na defesa do Direito à vida.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.