“Viver junto na América Latina” faz parte de lista de livros a serem apresentados em lançamento da Associação Brasileira de Hispanistas – ABH, a ser realizado de modo virtual, em canal do Youtube, no dia 06 de setembro, às 19h.
Para acessar o evento do dia 6, clique em https://youtu.be/ksYYet2vA6s
Baixe e-book , aqui
O livro – Tratar do espaço americano nos tempos atuais exige, para além das discussões de fronteiras e territórios, pensar as comunidades literárias enquanto espaço simbólico de trocas e interações. Esta coletânea de textos, organizada pelas professoras Débora Cota (Unila) e Tatiana da Silva Capaverde (UFRR), pretende reunir estudos que se propõem, na contemporaneidade, a olhar para a literatura latino-americana através de seus vínculos, trânsitos, contatos, convivências entendendo o viver juntos e o deslocamento como traços compositivos da heterogeneidade que nos caracteriza.
O livro está dividido em três partes: Contatos, com textos de Susana Scramim (UFSC), Nilceia Valdati (UNICENTRO), Maria Salete Borba (UNICENTRO), Maria Josele Bucco Coelho (UFPR) e Débora Cota (UNILA); Convivências, com capítulos de Tatiana da Silva Capaverde (UFRR), Juliane Vargas Velter (UFRN), Karina de Castilhos Lucena (UFRGS), Elaine Aparecida Lima (UNILA), Carla Carolina Moura Barreto (UFRR) e Tatiana da Silva Capaverde (UFRR); e Trânsitos, composto por estudos de Mario René Rodríguez Torres (UNILA), Isabel Jasinski (UFPR), Luiz Eduardo Rodrigues Amaro (UFRR) e Grazielle Costa (UFF).
Por fim, a abertura desta coletânea a diferentes linhas teóricas e metodológicas aponta para uma diversidade de autores e objetos de diferentes espaços territoriais na América Latina, assim como congrega pesquisadores de diferentes instituições. Mas, sobretudo, demonstra a contemporaneidade dos estudos deste perfil por meio do uso de novas categorias analíticas, da abordagem de autores contemporâneos e pelo destaque de novos desafios desde a literatura, a teoria e a crítica literária quanto ao viver junto na América Latina.
Débora Cota é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) e professora de Literatura Latino-Americana e Teoria Literária da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley. Participa dos Grupos de Pesquisa Imaginários Latino-Americanos, na UNILA, e Estudos de Poéticas do Presente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou da organização do dossiê Poéticas do Presente: Escritura, Política, Imagem da revista Conexão Letras (UFRGS), em 2018, e do dossiê Escritas Paraguaias Contemporâneas, da revista Rascunhos Culturais (UFMS), em 2019. Atualmente coordena o projeto Literatura Latino-Americana em Diálogo: Relações e Convivências nas Poéticas e Políticas Literárias Contemporâneas (Conexões Paraguai-Brasil, Paraguai e Outras Terras).
Tatiana da Silva Capaverde é professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL-UFRR). É membro do grupo de pesquisa Narrativas Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Leituras Contemporâneas: Narrativas do séc. XXI, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Participou da organização do dossiê A Experiência do Deslocamento e suas Representações na Literatura, da revista Polifonia (UFMS), em 2020. Atualmente, coordena o projeto Representações do Deslocamento Cultural na Literatura Hispânica.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.