Durante as últimas três décadas, o Teatro Barracão e suas modestíssimas instalações, foi causa e consequência da luta de muitos artistas e ativistas locais perante a indiferença dos governantes. E se fez gigante pela diversidade, abrindo as portas para acolher manifestações artísticas e culturais de todos os gêneros. (Fotos internet: arquivos Roberto Virginio, Robson Werneck)
O Teatro Municipal Otília Schimmelpfeng, mais conhecido como Teatro Barracão, completa 29 anos da inauguração neste domingo (26), prestes a ser tombado como Patrimônio Histórico de Foz do Iguaçu.
O templo da cultura da Terra das Cataratas abriu as portas em 1992, com uma programação durante todo o mês de setembro, lembra o ator e ativista cultural Roberto Vieira Virginio (Beto Virginio).
O teatro ganhou forma através do Projeto Barracão, um programa de incentivo à cultura do Governo do Estado.
O idealizador da obra foi Constantino Viaro, da Fundação Teatro Guaíra, que adotou o formato como uma opção de baixo custo e de caráter transitório, para suprir a falta de locais para apresentação de artes cênicas.
A ideia, lembra Beto Virginio, era incentivar os municípios a construir seus teatros.
Nestes últimos 29 anos, o Teatro Barracão abriu as portas para manifestações artísticas e culturais de todos os gêneros.
As atividades, interrompidas em março do ano passado devido a pandemia do coronavírus (covid-19), aos poucos voltam ao palco do Teatro Barracão.
Fachada do Teatro Barracão, em Foz do Iguaçu (Foto: divulgação)
Patrimônio Histórico
O imóvel do Teatro Barracão, localizado nos fundos da Praça da Bíblia na Avenida República Argentina (região do bairro Jardim São Paulo), é uma das indicações para ser reconhecido como patrimônio cultural de Foz do Iguaçu.
A estrutura foi construída no início da década de 1990, por iniciativa do Banestado, o extinto Banco do Estado do Paraná.
O Teatro Barracão foi um projeto padrão replicado em cidades como Maringá e Cascavel. Entre 2004 e 2009, a estrutura permaneceu fechada. Até o início da pandemia, abrigava diversas atividades culturais durante toda semana.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.