Os pesquisadores Gil Félix e Juliana Biondi Guanais, que coordenam o Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, lançaram o livro “Dependência, Estado e superexploração do trabalho no século XXI”, que é resultado do Seminário Trabalho e Trabalhadores na América Latina e Caribe, evento que está em sua terceira edição.
Iniciado em 2018, o evento científico foi realizado neste ano em formato digital e suas contribuições deram origem à publicação, que pode ser acessada na página do Grupo de Pesquisa.
Na introdução do livro, os autores explicam que os leitores encontrarão textos sobre a “superexploração do trabalho, cujo debate tem sido central na literatura sociológica e que nos apetece a partir de releituras das contribuições seminais do pensamento revolucionário latino-americano dos anos 1960 e 1970”. Além disso, a obra reúne contribuições diversas em torno de debates teóricos e das pesquisas atualmente realizadas com trabalhadores de diferentes ramos produtivos e de diferentes países.
O Grupo de Pesquisa sobre Trabalho se estrutura a partir de dois eixos principais. O primeiro congrega as pesquisas que se propõem a analisar o trabalho e os trabalhadores na América Latina e Caribe; já o segundo eixo reúne as investigações acerca da superexploração do trabalho, tanto nas formações dependentes, quanto nas centrais. Além de pesquisadores da UNILA e de outras universidades brasileiras, o grupo conta com representantes do México, da Angola, do Reino Unido e de Portugal.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.