O X Congresso Internacional Roa Bastos acontecerá de 23 a 26 de novembro e terá suas atividades transmitidas pelo canal do NELOOL no Youtube. Com o tema “Repertórios ancestrais, saberes e práticas contemporâneas”, a ideia do encontro é trazer reflexões sobre arte e política em tempos de pandemia e caos social, promovendo discussão sobre descolonização epistemológica e buscando enunciações historicamente silenciadas. O congresso também procura abrir espaços para pesquisas, produções artísticas e acadêmicas que enfrentam o secular processo de deslegitimação e banimento de saberes e práticas incorporadas de povos e culturas originárias, desencadeado pela colonização.
O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens (NELOOL)-UFSC-Florianópolis-Brasil, em parceria com a Red Internacional de Literatura Comparada (REDILIC)-ULA-Mérida-Venezuela, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE-Cascavel-Brasil e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA)-UNILA-Foz do Iguaçu-Brasil.
Para esta edição, o evento não conta com nenhum apoio financeiro institucional, conforme explicam os organizadores. “Mas, dispomos de muita colaboração e vontade de articulação, em prol das partilhas de saberes e afetos, dos intercâmbios intelectuais e artísticos, e da construção de novas possibilidades de mundos plurais.”
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.