O projeto de extensão Biblioteca Feminista da UNILA convida toda a comunidade acadêmica para participar da live “Diálogos com Federici”, que será realizada quarta-feira, 17 de novembro, às 15h, via Google Meet. O tema da conversa é o ideário feminista classista da filósofa italiana Silvia Federici.
O evento contará com a participação de Deise Luiza Ferraz, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, feminista, marxista e pesquisadora da Rede TraMa.
A filósofa, professora e ativista feminista italiana radicada nos Estados Unidos, Silvia Federici aponta as mulheres como primeiras vítimas da espoliação, mas também como protagonistas da resistência. (Foto: Victoria Furtado / ZUR)
Quem é Federici – Silvia Federici, teórica e militante feminista italiana, nasceu no ano de 1942. Atualmente vive nos EUA, onde é pesquisadora e professora emérita na Universidade Hofstra, em Nova York.. Marxista, autora de Calibán y la Bruja (Pez en el Árbol, 2013); Revolución Feminista Inacabada (Calpulli, 2013); Revolución en Punto Cero (Traficantes de Sueños, 2013). Federici participou e acompanhou lutas das mulheres pela defesa das terras comunais na Nigéria; nos anos setenta realizou uma campanha pelo salário ao trabalho doméstico. Suas reflexões abordam de maneira histórica as lutas políticas das mulheres para produzir o comum, com um fértil olhar sobre a reprodução da vida.
Leia também: https://guatafoz.com.br/o-patriarcado-do-salario-o-que-chamam-de-amor-nos-chamamos-de-trabalho-nao-remunerado/
Entrevista de Silvia Federici sobre feminismo
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.