. Uma coreografia que expressa diferentes histórias relacionadas à diáspora africana, sobretudo sua relação com o continente americano. Essa é a proposta do espetáculo online “Relatos Amefricanos”, com produção e direção coreográfica de Gustavo Fataki.
. O trabalho foi inspirado na categoria político-cultural de amefricanidade, um conceito criado pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez (1935-1994). Para ela, era fundamental discutir a influência dos povos africanos na formação cultural e social da América Latina, já que isso foi apagado historicamente.
. Assim, a partir dessa perspectiva, a coreografia de “Relatos Amefricanos” aproxima dois países sul-americanos: Brasil, por meio da figura de Lélia, e Peru, ao evocar a poetisa e coreógrafa Victoria Santa Cruz. As duas foram as principais referências para o projeto. .
. Para os criadores Gustavo Fataki e Maycom Santiago, falar em amefricanidade é tanto abordar as agruras da diáspora negra quanto os transbordamentos da África na América. E era importante que essas questões fossem abordadas sob um ponto de vista negro. A dança inspirada nas ideias de Lélia Gonzalez reflete exatamente isso.
.
Você confere o espetáculo entre os dias 20 de novembro e 5 de dezembro, às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h. Basta acessar o YouTube oficial do trabalho e aproveitar.
. Catraca Livre
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.