O Cinefoot é o único festival de cinema de futebol do Brasil e pioneiro na América Latina. Em formato online, sua 12ª edição prossegue até o dia 9 de dezembro, com acesso inteiramente gratuito para todo o território brasileiro, na plataforma INNSAEI.TV.
O CINEFOOT entra em campo e anuncia os convocados para as mostras competitivas e informativas especiais que compõem a edição deste ano do festival. Dos 72 títulos que integram a programação geral, 50 filmes são brasileiros e 22 internacionais oriundos da França, Portugal, Espanha, Reino Unido, Turquia, Itália, Egito, Chile, Rússia, Estados Unidos, Colômbia, México, além de quatro coproduções: Bélgica/França, Noruega/Marrocos, Alemanha/Suíça e México/Peru.
Os filmes participantes das mostras competitivas permanecerão disponíveis por 48 horas para visualização e voto do público após a estreia. Os filmes vencedores do Cinefoot 12 serão definidos exclusivamente através do voto do público e anunciados na cerimônia de encerramento online, no dia 9, quinta-feira, às 19h30. .
.
. .
. Veja o trailer de Democracia em Preto e Branco
Em 2021, o CINEFOOT inaugura dois espaços especiais de exibição na sua programação. A mostra “The Player’s Tribune em Foco” destaca uma curadoria de conteúdos originais da plataforma desenvolvida para conectar os atletas diretamente com seus fãs, de forma autêntica e original, através de depoimentos impactantes. E para atender a potente e ousada criação audiovisual de futebol produzida nas universidades, surge a “Mostra Universitária em Foco”.
. Além das exibições, a programação do CINEFOOT apresenta atividades paralelas com a consagrada Mesa-Redonda, que reúne bate-papos com convidados debatendo temas em conexão com os filmes selecionados e homenagens: a trajetória do fotógrafo José Medeiros, os 10 anos de lançamento do documentário “Bahêa Minha Vida”, os 150 da criação da posição de goleiro, os 30 anos da primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino, Torcedores & Torcedoras e Maurice Capovilla no cinema de futebol.
“Por dentro do esquema tático do “passe livre” – 90 minutos com Oswaldo Caldeira e Afonsinho” – O CINEFOOT-12 prevê uma mesa-redonda com o cineasta Oswaldo Caldeira e o craque Afonsinho para um mergulho instigante no universo do documentário PASSE LIVRE, através de uma Masterclass com duração de uma partida de futebol, 90 minutos, e mediação de Celso Sabadin, jornalista e professor de Cinema.
A edição número 12 do CINEFOOT também presta homenagem especial in memoriam ao talentosíssimo fotógrafo piauiense José Medeiros, que completaria 100 anos este ano. Em parceria com o IMS-Instituto Moreira Salles, responsável pela guarda e manutenção do precioso acervo de Medeiros, os cartazes oficiais do CINEFOOT apresentam duas imagens consagradas do fotógrafo: o menino na arquibancada do Maracanã em 1950 e o goleiro na partida do Flamengo na Europa em 1951.
O filme russo “Lev Yashin, o goleiro dos sonhos” é um dos destaques da programação não competitiva. (Foto: divulgação)
. 150 anos da invenção da figura do goleiro – Em 2021 faz 150 anos da criação da posição de goleiro no futebol. E conectado com esta data especial, o festival exibe filmes emblemáticos sobre a posição mais ingrata do esporte. Dois deles são interessantíssimos. O primeiro, sobre a trajetória do negro Barbosa e a perseguição com traços de racismo que ele enfrentou a partir da derrota para o Uruguai em pleno Maracanã.
O outro destaque é o filme russo “Lev Yashin, o goleiro dos sonhos”, que mergulha na trajetória daquele que foi durante boa parte do século XX considerado o melhor dos melhores. Dirigido por Vasily Chiginsky, o longa conta a história curiosa de um menino comum da classe trabalhadora, como todos os seus colegas, que jogava futebol dia e noite e sonhava em ser atacante. Mas que por ironia do destino, não importa para qual time ele tenha jogado – no quintal, na fábrica ou no exército – ele foi inevitavelmente colocado no gol.
O Festival tem uma programação especial para o público infanto-juvenil, que é a mostra “Dente-de-leite”. E em toda a programação homenagens a figuras emblemáticas do futebol, que vão de jogadores e treinadores famosos até a personagem mais importante do mundo da bola, que é o torcedor.
No dia 9, na sessão oficial de encerramento, a questão da pandemia estará em pauta. O curta inglês “Aonde nós pertencemos”, dirigido por Michael Jon Dawson, Teri Moran e Dave Wilson, conta o retorno dos torcedores do clube inglês Burnley Football Club, com uma nova animação que destaca o papel fundamental dos fãs e a importância da conscientização sobre a saúde mental em tempos de covid-19.
Outro filme a ser exibido no dia 9 é “Subterrâneos do Futebol”, média-metragem, Brasil, 1965, dirigido por Maurice Capovilla. A sua exibição é uma homenagem a Capovilla, o primeiro cineasta homenageado da história do festival (2010), falecido em 29/05/2021. Capovilla viveu genuinamente a magia do cinema e do futebol em toda a sua trajetória, sagrando-se, inclusive, campeão pelo time juvenil do Guarani de Campinas.
O futebol brasileiro analisado a partir de seus subterrâneos; as práticas e o que acontece fora do campo, da festa; o torcedor de arquibancada que só deseja a vitória de seu time “pra esquecer que tem que pagar a prestação e está sem dinheiro”. Acompanha os jogadores no gramado, vai até os terrenos de periferia onde as crianças sem escola começam a se apaixonar pela prática. O futebol no Brasil como ópio do povo. É um dos quatro episódios do longa Brasil Verdade (1968).
Após o encerramento do festival, o CINEFOOT segue a com a tradicional PRORROGAÇÃO CINEFOOT na plataforma INNSAEI.TV, nos dias 10 e 11/12 com a exibição dos filmes vencedores de 2021 nas categorias: Longa-metragem, Curta-metragem, Troféu João Saldanha e concurso do Redação AM.
Serviço: CINEFOOT 12
Online e gratuito para todo o Brasil
Para assistir, cadastre-se em WWW.INNSAEI.TV
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.