.
A Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), através do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), abre as inscrições para a oficina “Conteúdo Audiovisual Infantil e Infantojuvenil da Criação à Comercialização”, que integra o projeto de capacitação profissional Revelando o Rio Grande. A inscrição é gratuita – aberta a interessados moradores ou não do Rio Grande do Sul – e podem ser feitas até o dia 6 de fevereiro pelo link da bio do Instagram @ieciners.
Coordenada pelo cineasta Rogério Rodrigues, a oficina será realizada em dez encontros, de 7 a 18 de fevereiro de 2022 (de segundas a sextas), das 9h às 12h, em formato virtual. O curso pretende apresentar um panorama do processo de criação, desenvolvimento, produção e comercialização de obras seriadas para televisão e plataformas de streaming dedicadas ao público infantil e infantojuvenil.
Serão abordados diferentes temas do processo, proporcionando aos participantes uma visão geral das principais etapas da produção audiovisual, possibilitando que os alunos desenvolvam diferentes olhares sobre a capacidade criativa e suas ferramentas para desenvolvimento da cadeia produtiva. Na atividade ainda serão analisadas as particularidades de um projeto audiovisual desde a ideia até o licenciamento, bem como, expor o panorama do mercado atual em suas múltiplas plataformas diante dos novos desafios.
Programa:
Aula 01 – 07/02 – Apresentação: Panorama do mercado, formatos e projetos de série. Aula 02 – 08/02 – Conceito e Tema: A pesquisa de mercado e o público-alvo na criação. Aula 03 – 09/02 – Estrutura e Formato: Definições frente às diferentes plataformas. Aula 04 – 10/02 – O Processo de Criação: Da ideia ao argumento (*). Aula 05 – 11/02 – O Desenvolvimento do Projeto: O showrunner e a sala de roteiro. Aula 06 – 14/02 – Live-action e Animação: As diferenças e a mistura de ambos. Aula 07 – 15/02 – Pitching: O pitch em eventos e no elevador e a proteção legal do projeto. Aula 08 – 16/02 – Modelo de Negócios: Coprodução, cronograma, orçamento, análise técnica, financiamento, licenciamento, comercialização e delivery. Aula 09 – 17/02 – Criação e Pitching: (*) Atividade proposta na aula 4. Aula 10 – 18/02 – A Propriedade Intelectual e as Tendências do Mercado.
Rogério Luís Rodrigues é formado em Comunicação Social pela ESPM, com especializações em produção audiovisual, direção e roteiro. É sócio da Atama Filmes, desempenhando funções administrativas e de criação, reunindo conhecimento e experiência em gestão, criação e produção audiovisual. Já produziu conteúdos para televisão com recursos financiados pelo FAC, Fumproarte e FSA/ANCINE. Ajudou a criar e desenvolver a minissérie infantojuvenil “Kalanga Cidade das Bicicletas” e a série infantil “Universo Z”, da qual foi roteirista chefe, produtor e diretor dos 156 episódios das três temporadas exibidas em 43 territórios pela Nick Jr. (Viacom), TV Brasil e nas principais plataformas VOD, entre elas, Amazon Prime Vídeo e Netflix. Acumula experiência na comercialização, com participação constante em rodadas de negócios em importantes eventos de mercado, como Gramado Film Market; Sul Audiovisual Market, Rio Content Marketing e Ventana Sur. Com atuação ativa na indústria criativa e na política cultural do nosso estado, participou da diretoria da APTC RS – Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul – entre 2013 e 2015; realizou produções voluntárias, como a XI Caminhada Solidária APAE POA, 2016; foi o presidente do SIAV RS – Sindicato da Industria Audiovisual do Rio Grande do Sul, entre 2018 e 2020 e atualmente é membro titular do Colegiado Audiovisual do Rio Grande do Sul.
O projeto Revelando o Rio Grande é uma realização da Sedac, por intermédio de convênio com o Ministério do Turismo e tem o apoio da Cinemateca Paulo Amorim.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.