. Sinopse da ação: O curso apresenta sete mulheres que tiveram papel marcante na trajetória do escritor Mário de Andrade. O objetivo do curso é refletir sobre a presença dessas mulheres na vida de Mário de Andrade, apresentando momentos da obra do escritor relacionados a elas. Para realizar sua inscrição, clique aqui. A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. O link será enviado aos inscritos por e-mail. . Cronograma das atividades: 8/03 – Maria Luisa Andrade e Ana Francisca Leite Moraes No encontro, abordaremos a relação com a mãe, Maria Luisa Andrade, e a tia, Ana Francisca Leite Moraes, a vida doméstica e os reflexos dessas relações em determinados momentos da obra do autor. Como referência sobre o ambiente familiar será utilizado o livro Pio & Mário – diálogo da vida inteira, que reúne a correspondência de Mário de Andrade e Pio Lourenço Corrêa. 15/03 – Gilda de Mello e Souza Trataremos sobre a prima, a professora, ensaísta e crítica de arte Gilda de Mello e Souza, de quem foi mentor intelectual e com quem manteve uma correspondência publicada no livro A palavra afiada, organizado por Walnice Nogueira Galvão. A aula apresentará ainda um pouco da relação crítica de Gilda com a obra de Mário, desenvolvida no livro O tupi e o alaúde. 22/03 – Oneyda Alvarenga e Henriqueta Lisboa Discutiremos a crítica musical Oneyda Alvarenga, diretora da Discoteca Pública de São Paulo e a poeta Henriqueta Lisboa. Como referência serão utilizados os livros Cartas, Mário de Andrade-Oneyda Alvarenga e Correspondência Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa, organizado por Eneida Maria de Souza. Convidada: a confirmar. 29/03 – Anita Malfatti e Tarsila do Amaral Na aula, apresentaremos a relação com as pintoras Anita Malfatti e Tarsila Amaral, a correspondência entre elas e o escritor, a presença de ambas na crítica e na coleção de arte de Mário. Como referência serão utilizados os livros Anita Malfatti no tempo e no espaço, de Marta Rossetti Batista e Correspondência Mário de Andrade & Tarsila do Amaral, organizado por Aracy Amaral. Convidada: Regina Teixeira de Barros. . Laura Escorel é designer, editora e pesquisadora. Doutoranda em História da Arte no PGEHA-USP, desenvolve tese sobre a fotógrafa Madalena Schwartz sob orientação da professora Helouise Costa. Coordenadora do Projeto de Organização dos Arquivos de Antonio Candido e Gilda de Mello e Souza, no IEB-USP (2018-2020), e curadora da Ocupação Antonio Candido (2018), em parceria com o Instituto Itaú Cultural, atualmente desenvolve projeto de exposição sobre o livro O espírito das roupas – a moda no século XIX, de Gilda de Mello e Souza, para o Sesc Araraquara. Regina Teixeira de Barros é doutora em Estética e História da Arte pela USP. Entre 2003 e 2015 foi curadora da Pinacoteca de São Paulo e, desde então, atua como curadora independente. Em 2017, recebeu prêmios da ABCA e da APCA pela exposição “Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna”, realizada no MAM- SP. Foi coordenadora de pesquisa e editora do Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral. Realizou em 2021, juntamente com Aracy A. Amaral, a exposição “Moderno onde? Moderno quando?”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. . Fonte e Texto: Casa Mário de Andrade