. Você tem até o dia 26 de fevereiro para votar no melhor vídeo da terceira edição do Concurso Audiovisual da Andifes – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Este ano o concurso tem como tema “Universidade: Conhecimento e Cidadania”. Concorrem 47 trabalhos produzidos por estudantes matriculados em instituições federais de ensino superior associadas à Andifes.
O objetivo do concurso é incentivar a produção de conteúdos audiovisuais que tenham como cerne narrativo o fortalecimento das Universidades Federais por meio de perspectivas diferentes e criativas. Entre os trabalhos classificados está o vídeo criado por o realizado por Hebert Velandia, estudante do último período do curso de Cinema e Audiovisual da Unila, em Foz do Iguaçu.
Para a diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), professora Rose Mara Pinheiro, a iniciativa é muito importante para ressaltar a força das universidades, por meio do olhar do estudante, promovendo a interação com as diversas regiões e alcançando toda a comunidade universitária e a sociedade. “É uma oportunidade para os estudantes mostrarem toda a criatividade para enfatizar as várias frentes e realizações das instituições”, disse.
Assim como nas edições anteriores, os vídeos tem cerca de um minuto de duração. A criação dos trabalhos é livre e há uma variação muito grande da técnica e linguagem entre os classificados para a fase de julgamento popular. Os 10 mais bem votados irão à última etapa do concurso, onde serão finalmente premiados por uma comissão coordenada pelo Cogecom. Os três primeiros colocados receberão prêmios que variam entre R$ 1.000 e R$ 3.000.
. Trabalho Unileiro – Hebert Velandia é um dos seis estudantes de instituições federais do Paraná que tiveram seus trabalhos classificados no concurso. Ele é o único representante da Unila – Universidade da Integração Latinoamericana. Colombiano, veio para Foz do Iguaçu fazer o curso de Cinema e Audiovisual, o qual está concluindo este ano. No futuro, pretende trabalhar com cinema, especialmente o de animação. “Gosto muito da animação e vai ser um desafio, mas sei que na Colômbia e na América Latina, há muito potencial para crescer nessa indústria.”
Velandia explica que escolheu a linguagem de animação, com o formato de um game. “A ideia da Andifes é a criação de vídeos que consigam apresentar de forma criativa, a importância das Universidades Federais no país. Foi daí que surgiu a ideia de um “videogame”, representando essa luta pelo conhecimento.” Hebert Velandia cita o educador Paulo Freire no audiovisual: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
O vídeo que simula um jogo eletrônico, tem linguagem direta e de apelo explícito. Seu criador completa: “Tentei ser expositivo, mas de um jeito que não fosse chato”. Nota-se a preocupação de fazer do audiovisual um instrumento de publicitário do tema em defesa das universidades federais, para um público o mais amplo possível. Velandia utiliza uma capivara como personagem central, regionalizando assim o tema universal. A capivara, no caso, é uma referência utilizada pelos estudantes unileiros .
Para votar, você precisa acessar a página da Andifes no Yotube. Clique, aqui.
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.