.
O Projeto Onças do Iguaçu é um projeto institucional do ICMBio, desenvolvido em parceria pelo Parque Nacional do Iguaçu e pelo Instituto Pró Carnívoros, através de acordo de cooperação formado entre as instituições. Tem como missão a conservação da onça-pintada como espécie-chave para a manutenção de toda a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu.
Um dos objetivos do Projeto Onças do Iguaçu para a conservação das onças na região é trabalhar a coexistência entre esses felinos e as pessoas que dividem essa terra com eles. Através de visitas constantes, transmissão de conhecimento, reconhecimento e valorização dos moradores locais, buscamos estabelecer um vínculo de confiança que permita engajar os moradores lindeiros e dar a eles um senso de pertencimento, transformando-os de expectadores em atores das ações de conservação da onça-pintada na região.
Para dar um retorno para os moradores lindeiros que são parceiros do projeto, permitem o acesso da equipe às suas propriedades e apoiam a pesquisa e conservação das onças, foi elaborado o livro “Bichos do Parque Nacional do Iguaçu: a vida no seu quintal”. Esse livro foi elaborado em parceria entre o Projeto Onças do Iguaçu, Proyecto Yaguareté e WWF Brasil.
O livro apresenta a fauna do Iguaçu registrada pelas armadilhas fotográficas instaladas no parque e em propriedades lindeiras. Escrito em linguagem leve e acessível, o livro pode ser uma ferramenta para aumentar a conexão dos moradores com o Parque Nacional do Iguaçu.
O Projeto Onças do Iguaçu trabalha com os proprietários desse local, o Marcos e a Suzi, desde 2018, quando uma onça-parda matou três novilhas deles. Como a maioria dos proprietários que sofreram perdas por predação que atendemos posteriormente, o Marcos pedia que o projeto pagasse pelos animais mortos. E da soma dessa braveza com a nossa paixão nasceu uma parceria linda que já dura quatro anos.
Da relação com eles surgiu a ideia do Onça Compensa, que é uma estratégia do Projeto Onças do Iguaçu para engajar a comunidade no entorno do Parque Nacional do Iguaçu com a conservação dos grandes felinos. Identificamos talentos locais que o projeto possa ajudar a desenvolver, visando a produção de produtos/serviços aos quais a onça agregue valor, gerando uma fonte alternativa de renda diretamente relacionada à conservação das onças. O projeto orientou e auxiliou na implementação de mudanças no manejo do gado e instalação de dispositivos de proteção que reduziram a vulnerabilidade à pedação.
O Marcos e a Suzi produziam queijo, que era vendido localmente. Nomeamos o queijo de “Queijo da Onça”, e ajudamos o Marcos e a Suzi a encontrar mais compradores, o queijo foi um sucesso. Depois os “produtos da onça” se multiplicaram: a família começou a produzir pão, cuca, salame, queijos saborizados e embalar vidros de mel, todos com o “branding’ das onças. Famoso por divulgar sua história em vários veículos de comunicação, o produtor se tornou o “Marcos da Onça”. No início ele queria que a onça fosse removida, hoje ele, com orgulho, compartilha informações sobre as onças que aprendeu com o projeto. Dando voz ao Marcos, também demos voz às onças!
Com o auxílio do projeto, um velho quiosque de lazer da propriedade foi reformado e transformado no Rancho Jaguareté, que hoje atende ciclistas e visitantes do entorno do Parque Nacional, servindo porções e refeições, e oferecendo também várias opções de lazer como: camping, trilha na mata, pesca, quadra de volley e turismo religioso. Hoje a renda da família aumentou, e isso é um benefício que ele associa às onças. O Marcos diz que “Desde que a onça apareceu nas nossas vidas, tudo mudou para melhor”. O Marcos costuma dizer que não imaginava que uma onça pudesse trazer tanta felicidade.
E nós não imaginávamos o quanto o Onça Compensa poderia ajudar a mudar a vida de moradores lindeiros e nos acenar com a possibilidade de coexistência entre eles as onças do Iguaçu.
. Evento: Lançamento do livro “Bichos do Parque Nacional do Iguaçu: a vida no seu quintal” Data: 23 de março de 2022 Horário: 18:00 Local: Rancho Jaguareté, São Miguel do Iguaçu – (45) 98422-1920
https://www.facebook.com/ranchojaguarete1
Realização – Projeto Onças do Iguaçu
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.