Um dos objetivos do Projeto Onças do Iguaçu para a conservação das onças na região é trabalhar a coexistência entre esses felinos e as pessoas que dividem essa terra com eles. Através de visitas constantes, transmissão de conhecimento, reconhecimento e valorização dos moradores locais, buscamos estabelecer um vínculo de confiança que permita engajar os moradores lindeiros e dar a eles um senso de pertencimento, transformando-os de expectadores em atores das ações de conservação da onça-pintada na região.
Implementamos em 2021 uma certificação simplificada de propriedades que de alguma forma colaboram com o POI e com a conservação dos grandes felinos e do Parque Nacional do Iguaçu. Foram definidos nove critérios de certificação, e propriedades que se enquadrem em pelo menos dois deles podem ser certificadas.
A certificação das Propriedades Amigas da Onça é feita pelo projeto ou por demanda, e a propriedade certificada recebe uma placa de reconhecimento. Até o momento já foram certificadas três propriedades: em São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Serranópolis.
Uma das estratégias de coexistência é o “ONÇA COMPENSA”, um programa que busca identificar talentos locais que o projeto possa ajudar a desenvolver, visando a produção de produtos/serviços aos quais a onça agregue valor, gerando uma fonte alternativa de renda diretamente relacionada à conservação das onças.
Dentro desse programa foi criado o conceito de “TOCA DA ONÇA”, que são habitações em residências de moradores lindeiros (ou casas inteiras), que podem ser alugados e fornecerão apoio logístico para pessoas que visitem a região e queiram pernoitar nas cidades lindeiras. Os proprietários custeiam a implementação da Toca, e o projeto ajuda na divulgação. Se hospedando em uma Toca da Onça, as pessoas contribuem diretamente com as pessoas que ajudam o projeto a cuidar das onças do Iguaçu. Até o momento foi implementada uma Toca da Onça no Rancho Jaguareté, em São Miguel do Iguaçu.
E é com orgulho que certificamos mais um parceiro como “Propriedade Amiga da Onça”. A propriedade fica em Foz do Iguaçu: a “Morada dos Ipês” que pertence ao Médico Veterinário e produtor Winston Luiz Rossato, o Ito. Desde 2018, quando houve predação de ovelhas por uma onça-parda nessa propriedade, o projeto vem trabalhando em parceria com o Ito. Ele fez todas as adequações de manejo que ajudam a tornar a propriedade menos vulnerável a predações por felinos, e hoje é considerada pelo projeto uma propriedade modelo.
Além da certificação, será também inaugurada na propriedade a primeira Toca da Onça do município de Foz do Iguaçu. Essa “Toca da Onça” é uma casa que pode acomodar confortavelmente 10 pessoas (tendo espaço para mais se necessário). Conta com 3 quartos, 3 banheiros, cozinha e sala de estar espaçosas, além de amplo espaço externo para relaxar, casa na árvore, quincho, churrasqueiras, lareira de chão, forno a e fogão a lenha e o melhor, em meio à mata lindeira do Parque Nacional do Iguaçu.
Para mais detalhes sobre a locação dessa Toca da Onça, acesse o link: airbnb.com/h/moradadosipes. Ou pelo telefone (whatsapp) +55 45 999119977 .
. A certificação da propriedade e a inauguração da Toca da Onça será dia 21 de março, às 19:00 horas, com um coquetel oferecido pela Cataratas S.A e Instituto Conhecer para Conservar para convidados e imprensa.
Serviço: Certificação de Propriedade Amiga da Onça e Inauguração de uma Toca da Onça Local: Morada dos Ipês – Foz do Iguaçu Endereço: Rua Iguarassu SN (próximo ao Pesque Pague Conte) Horário da cerimônia de inauguração 19h , dia 21 de março Contato: Yara Barros – Projeto Onças do Iguaçu
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.