Cena de “Celebración”, peça sobre a ditadura stronista no Paraguai (foto: divulgação)
.
A cerimônia teatral itinerante “3 de Febrero: ¿Celebración? La Historia de Flor de Lis” realiza sua última sessão neste domingo (27), às 20 horas, na sala “Barracón”, na área 3 de CDE. Já a peça “La niña con la capa negra” terá duas sessões no final de semana. Sábado (26) e domingo (27), às 19 horas, no palco do salão do Centro Regional de Educação da cidade fronteiriça paraguaia.
Resistência e história – “3 de Febrero: ¿Celebración? La Historia de Flor de Lis” é o resultado de um processo de pesquisa e investigação, que expõem material jornalístico da época da ditadura de Alfredo Stroessner no Paraguai. Recortes de jornal, fotografias e nomes de vítimas do período autoritário, baseados no informe da Comissão de Verdade e Justiça que apurou os atos da ditadura stronista. O roteiro e a construção das personagens da peça foram realizadas a partir de relatos verídicos de pessoas que viveram aqueles tempo do regime ditatorial.
Esta obra teatral dirigida por Mario Vedoya, interpretada por Lampium y desenvolvida em coprodução com o canal de comunicação alternativo El Puente – Comunicación sin fronteras, foi declarada de interesse municipal pela intendência de Ciudad del Este. O trabalho também ganhou destaque nacional, declarada de interesse cultural pela Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, além de ser citada como de interesse acadêmico pela Universidade Nacional del Este.
Como contém cenas de forte impacto, da violência relacionada com os acontecimentos da ditadura stronista, é imprópria para menores de 18 anos de idade. A realização da peça é possível mediante apoio do Fundo Nacional de Cultura e das Artes, da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai. Ingressos para a última sessão neste domingo, custam Gs. 50.000 na bilheteria ou, antecipadamente nos seguintes locais de venda: Revistería Nippur (Shopping Zuni), en Heladería Cremo (Barrio Obrero) y Autoservicio Big Family (Barrio Boquerón), em Ciudad del Este.
“La Niña con la Capa Negra” – “A menina com a capa preta” é uma proposta de teatro infantil que teve boa receptividade nas suas primeiras sessões. A obra conta a história da personagem Rosita, que vive no bosque em companhia da mãe. Rosita utiliza seu encanto e ternura de menina para que creiam que é uma pobre indefesa. Desta maneira, a mãe, a avó, um cavalheiro e até o próprio lobo são vítimas de sua farsa. Um belo dia, a mãe manda a menina até a casa da avó e então começa a maior de suas aventuras, que mudará a sua vida para sempre.
A peça tem sessões dias 26 e 27, sábado de domingo, no salão de atividades do Centro Regional de Educação de Ciudad del Este, com início sempre às 19 horas. O ingresso antecipado para adultos custa 30 mil guaranis e, para crianças, 20 mil guaranis. Já na porta do espetáculo, o bilhet custará 40 mil para os adultos e 25 mil para as crianças. As entradas antecipadas podem ser adquiridas nos seguintes locais: Farmácia Viltalmed, na área 3; no bairro Operário, em Cremoo Helados e Camilú Regalos. No bairro Santa Ana, na sede de Labodent.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.