O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Muitos podem, por exemplo, concentrar-se fortemente em apenas uma coisa, por isso, alguns tornam-se pianistas ou cantores incríveis.
Este ano, foi lançada uma campanha para todo o Brasil, de uso irrestrito e gratuito por parte de qualquer pessoa ou instituição interessada em divulgar informação sobre autismo. A campanha foi toda criada pelo designer Alexandre Beraldo (diretor de arte da Revista Autismo) e com a colaboração do Instituto Mauricio de Sousa.
O tema é uma frase de Fátima de Kwant, mãe e jornalista brasileira radicada na Holanda: “Lugar de autista é em todo lugar!”.
#AutistaEmTodoLugar . #autismo . #DiaMundialDoAutismo
Mais informações: DiaMundial.CanalAutismo.com.br
.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.