.
O Memorial da América Latina lançou edital para a concessão de bolsas de pesquisa voltadas aos temas migrações contemporâneas na América Latina e a integração dos povos pela arte e cultura; literatura para a aproximação inter(trans)cultural em contextos plurilingues de ensino e aprendizagem de línguas e o papel do Brasil como ator internacional na construção de processos de paz, nas áreas de Relações Internacionais, Direitos Humanos, Artes, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Educação e Licenciaturas. As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de abril, pelo e-mail catedra@memorial.org.br.
Serão destinadas até cinco bolsas com valores mensais de R$1.500,00, durante 04 meses, para mestres ou doutores certificados em programas reconhecidos pela CAPES, que estejam com matrícula ativa em cursos regulares de doutorado ou pós-doutorado, para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e que tenham como objetos fundamentais as seguintes linhas de pesquisa:
Ao todo, serão destinados ao edital R$ 36 mil reais. O edital é uma das iniciativas do Memorial da América Latina e da Rede de Cooperação UNITWIN para Integração da América Latina/Cátedra UNESCO Memorial, que conta com a participação das universidades paulistas USP, Unicamp e Unesp.
Os projetos enviados para seleção deverão apresentar propostas de pesquisas voltadas ao tema de expressões culturais ou artísticas para a integração de pessoas em situação de refúgio na América Latina e do papel do Brasil como agente internacional da paz em conflitos provocados pelo êxodo populacional. A seleção terá 3 fases e podem concorrer pesquisadores que já tenham bolsas de estudo e que tenham vínculo empregatício, desde que apresentem a documentação solicitada no edital.
As inscrições devem ser feitas até 25 de abril, às 17h e devem ser realizadas exclusivamente pelo e-mail catedra@memorial.org.br. O edital, com as informações completas e processo seletivo, pode ser acessado em: https://memorial.org.br/editais
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.