.
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado no dia 8 de abril, é uma data para promover a conscientização da sociedade sobre a doença. Por causa da característica epidêmica e pelos índices crescentes de mortalidade, a ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta.
A OMS estima que até 2030 o câncer vai ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo. Uma das razões para o crescimento da incidência é o aumento da expectativa de vida da população, já que o câncer é uma doença da terceira idade.
O Radar do Câncer, feito pela ONG Oncoguia, com estimativas oficiais, aponta uma incidência de 19,3 milhões de casos no mundo, com 10 milhões de mortes (Globocan). No Brasil, a incidência é de 626 mil casos novos por ano, com 232 mil mortes (INCA). Desde que o Instituto Nacional de Câncer iniciou o monitoramento anual dos casos de câncer, no final da década de 1970, os números não pararam de aumentar.
Conheça o Manual de Direitos da Pessoa com Câncer, aqui.
As estatísticas preocupam e a associação direta entre câncer e morte torna-se mais forte quando a maior parte das notícias sobre o tema dão conta do diagnóstico ou da morte de alguém conhecido. São bem menos frequentes as notícias positivas sobre câncer. Uma descoberta da ciência ou uma pesquisa promissora não são noticiadas com a mesma frequência. Nem mesmo o sucesso do tratamento daquela pessoa famosa costuma ter o mesmo destaque que tem o diagnóstico, por exemplo.
A palavra câncer lamentavelmente está cheia de preconceitos e ainda assusta muita gente. Muito provavelmente porque persistem muitas ideias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa que câncer é sinônimo de morte.
A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. A denominação se deve à analogia que existe entre as células cancerígenas e como atacam e se infiltram nas células sadias com a forma em que o caranguejo caminha esticando suas patas e pinças cavando na areia.
É muito importante mencionar que muitas pessoas ainda no século XXI, evitam pronunciar a palavra câncer já que acreditam que traz azar ou que podem desenvolver a doença por isso. O que mostra, evidentemente, que a palavra câncer traz muitos mitos que precisam ser desconstruídos. Uma má interpretação de fatos relacionados a uma doença como o câncer ou uma generalização de um caso específico isolado da enfermidade acabam criando ideias errôneas como verdades absolutas. (Oncoguia)
Leia mais sobre mitos e verdades, aqui.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.