Neste domingo (10), a partir das 16 horas, a avenida Portugal recebe a graça, a técnica e o equilíbrio de patinadores de Foz do Iguaçu. Em comemoração ao Dia do Patinador – que é celebrado mundialmente em 14 de abril – o grupo “Os Patiners” promove uma tarde com programação que inclui exibições, disputas, instrução gratuita sobre o esporte e solidariedade. O convite é extensivo a todas as pessoas, praticantes do esporte ou não.
“O objetivo do encontro é dar mais visibilidade à patinação na cidade. E também arrecadar alimentos para a Casa de Proteção Temporária Acolher. Você comparece com um quilo de alimentos e participa do sorteio de muitos brindes”, explica Francielly Ribeiro Zettel, secretária da Associação Os Patiners.
A iniciativa, que é aberta ao público e gratuita, conta com o apoio do Foztrans – responsável pela organização do trânsito na área do evento – e de várias empresas que aderiram ao evento.
Dentro da programação, espaço para todas as idades e níveis de interação. Segundo a coordenadora, instrutores gratuitos e patins para aluguel estarão disponíveis para aqueles que queiram praticar.
Programação:
16 h – Abertura do encontro e aquecimento 16h30 – Atividade infantil – Siga o mestre 17h15 – Sorteio 17h15 – Atividade nível avançado Jump 17h45 – Sorteio 18 h – Apresentação de Patinação Artística, Equilíbrio e Patinação 18h45 – Apresentação Street e Slalom 19h15 – Passeio livre e aulão 19h30 – Sorteio 20 h – Encerramento
.
Pelas ruas de Foz (arquivo Os Patiners)
Francielly Zettel conta que a entidade que ajuda a dirigir surgiu em 2020, a partir de conversas de patinadores nas redes sociais, reunidos por Gabriel Santana, fundador e atual presidente de Os Patiners. “Atualmente contamos com aproximadamente 190 membros. Desses, onze pessoas compõem os conselhos executivo e fiscal, responsáveis pela associação de patinadores de Foz do Iguaçu.”
Francielly Zettel: “Nosso objetivo é o de desenvolver a patinação no município, agregando culturalmente, e trazendo o esporte como incentivo para a comunidade. (Foto: reprodução TV Naipi)
Apesar dos poucos anos de existência, a entidade trabalha com afinco para o desenvolvimento da patinação na cidade. “Nosso maior objetivo é desenvolver a patinação no município, agregando culturalmente, e trazendo o esporte como incentivo para a comunidade. Sendo ele uma modalidade que abrange, qualidade de vida, lazer, competição e área artística”, explica.
Além das reuniões para práticas habituais dos integrantes do grupo, Os Patiners desenvolvem dois projetos que envolvem a comunidade. Ambos de forma gratuita, conta Francielly. “Basta o aluno possuir um patins. Se não o tiver, disponibilizamos empréstimo em aula experimental.”
A primeira das ações comunitárias tem como cenário a sede do CEJU- Centro da Juventude de Foz do Iguaçu, onde tutores do grupo dão instruções para iniciantes, toda segunda feira, das 18h as 21h. A segunda se dá em parceria com a professora Ruth Einhardt, da escola Equilíbrio Patinação. “Ela ministra aulas na modalidade quad, na quadra da Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima (Vila C), toda quinta-feira, das 20h as 21h45.”
Instrutores do grupo “Os Patiners” e praticantes na sede do CEJU – Centro da Juventude, em Foz do Iguaçu (Foto: divulgação)
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.