.
A página oficial da personagem Mafalda, de Quino, lançou cartum alusivo ao Dia Internacional da Terra (Foto: facebook)
A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.
Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.
Dia da Terra – A data foi criada por meio de um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson (1916-2005). A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland; daí a escolha da data para comemoração do Dia da Terra.
Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa.
LEIA TAMBÉM: ONU enfatiza tríplice crise no Dia Internacional da Mãe Terra
A intenção também era pressionar o governo dos EUA e assim atingir alguns de seus objetivos. Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), também foram implementados e executados diversos projetos.
Esse momento representou um marco da história da ecologia. A partir daí muitos encontros, conferências, debates foram sendo criados em torno da questão ambiental, como a Conferência de Estocolmo (1972).
No entanto, essa data foi implementada pela ONU quase 4 décadas após o movimento, ou seja, no ano de 2009. Além disso, ela foi nomeada como Dia Internacional da Mãe Terra.
A Carta da Terra – É um documento que foi proposto no evento Rio-92. Após muitos debates, ela foi ratificada em 2000.
Seus princípios básicos são:
I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA IV. DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.